• Español

Programa de Pós-graduação em Agricultura Orgânica

CARTILHA DE IDENTIFICAÇÃO DA FAUNA DO SOLO

Postado em 19 de maio de 2023

Egressa do PPGAO, Maria Clara Estoducto Pinto, desenvolve cartilha que objetiva complementar os estudos relacionados à Biologia do solo na educação básica. O material digital “Cartilha de Identificação da fauna do solo: principais organismos encontrados no solo e suas funções ecológicas” debate sobre temas relacionados à Educação em Solos, com foco nos organismos invertebrados e suas funções.

No PPGAO, Maria Clara foi orientada pelos Docentes Adriana Maria de Aquino e Renato Linhares e, em seu trabalho de pesquisa, analisou metodologias participativas de Educação em solos na Escola Municipal CEFFA Flores, em Nova Friburgo-RJ. Como fruto de sua dissertação, Maria Clara desenvolveu juntamente com os seus alunos, a Cartilha de Identificação da Fauna do Solo, um instrumento para facilitar os estudos e a conscientização sobre a importância de cuidar do solo como um organismo vivo.

“CARTILHA DE IDENTIFICAÇÃO DA FAUNA DO SOLO: PRINCIPAIS ORGANISMOIS ENCONTRADOS NO SOLO E SUAS FUNÇÕES ECOLÓGICAS”

MARIA CLARA ESTODUCTO PINTO
ADRIANA MARIA DE AQUINO
RENATO LINHARES DE ASSIS