• Español

Programa de Pós-graduação em Agricultura Orgânica

Egressa do PPGAO tem trabalho contemplado com o Prêmio Paulo Freire da Alerj

Postado em 4 de janeiro de 2023

Em cerimônia sediada na Capela Ecumênica da UERJ, Maria Clara Estoducto Pinto, egressa do PPGAO, foi agraciada com o Prêmio Paulo Freire. Concedido pela Comissão de Educação da Alerj, o Prêmio Paulo Freire é um reconhecimento às iniciativas pedagógicas de docentes desenvolvidas em escolas, universidades públicas e na educação popular do estado do Rio de Janeiro.

No PPGAO, Maria Clara foi orientada pelos Docentes Adriana Maria de Aquino e Renato Linhares e, em seu trabalho de pesquisa, analisou metodologias participativas de Educação em solos na Escola Municipal CEFFA Flores, em Nova Friburgo-RJ. Como fruto de sua dissertação, Maria Clara desenvolveu juntamente com os seus alunos, a Cartilha de Identificação da Fauna do Solo, um instrumento para facilitar os estudos e a conscientização sobre a importância de cuidar do solo como um organismo vivo.

Para acessar a Dissertação clique em: Metodologias Participativas de Educação em Solos na Escola Municipal CEFFA Flores em Nova Friburgo, RJ: a Pedagogia da Alternância como Estratégia de Sensibilização para a Transição Agroecológica

Maria Clara com o Deputado Estadual, Flávio Serafini, em cerimônia de entrega do Prêmio Paulo Freire, em dezembro de 2022.

ALERJ ENTREGA PRÊMIO PAULO FREIRE A 41 DESTAQUES NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO