Relações Internacionais

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

História

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem origem remota na criação, em 1910, da Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária (Esamv), vinculada ao Ministério da Agricultura. Desde 1938, a Escola Nacional de Agronomia e a Escola Nacional de Veterinária passaram a ser subordinadas ao Ministério da Educação e da Saúde (MES). Em 1943, ambas passaram a constituir a Universidade Rural, que, em 1948, ganhou seu campus definitivo, às margens da antiga estrada Rio-São Paulo, hoje BR-465. Em 1963, a Universidade Rural passou a ser denominada Universidade Federal Rural do Brasil e, com a reforma universitária de 1968, passou a chamar-se Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tornando-se autarquia federal.

O curso de Relações Internacionais foi criado em meio ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e seu projeto foi elaborado por uma comissão composta pelos professores Ricardo de Oliveira (presidente), Alberto de Oliveira, César Augusto Miranda Guedes, Virgílio Roma de Oliveira, Manoel Barros da Mota e Luciana de Amorim Nóbrega. Sua criação foi autorizada em de agosto de 2009 e sua primeira turma data do primeiro semestre de 2010. Desde então, o curso tem recebido duas turmas de 40 alunos cada por ano – uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre – por meio do sistema de ingresso Enem/Sisu, além de outras formas de entrada no curso (reingresso interno, reingresso externo, reopção e outras). As formaturas das primeiras turmas ocorreram após o segundo semestre letivo do ano de 2013 e, no ano de 2014, houve a visita da Comissão Avaliadora do MEC/Inep, para reconhecimento do curso.