Voltar Home Curso Jornalismo

“A Rural em minha vida”: uma série de vídeos memorialísticos

Fafate Costa*

Em todas as vezes, sem exceção, em dias que chego à Rural, o meu coração se alegra. Há alguma coisa que se opera em mim ao atravessar o portal, que eu jamais consegui explicar, nestes exatos 6 anos e 9 meses datados hoje, dia em que escrevo este texto. Quisera eu ter estado aqui, desde os primeiros minutos de existência do Curso de Jornalismo, que celebra a primeira década. Ah, mas eu não poderia… nada em nossa vida acontece sem o seu propósito de ser. Afinal, o mantra que eu repito desde que me tornei esta ruralina completamente apaixonada, é: ‘a Rural restaurou a minha vida’.

E é justamente por isso que – quando nosso colegiado decidiu fazer uma revista multimídia em comemoração aos 10 anos de Jornalismo na Rural – , eu não consegui me ver produzindo nada que fosse diferente de um tributo, uma homenagem, um agradecimento à vida, por fazer parte dessa história. Logo, pensei, ‘assim como eu, alguém mais deve sentir essa mágica, esse encanto, essa emoção que não se traduz… Vou gravar um depoimento e convidar quem quiser fazer parte desse projeto audiovisual para contar como a Rural marcou (e ainda marca) a sua vida’.

Claro que eu reconheço, sei muitíssimo bem, que o ambiente acadêmico não é leve, não é saudável para todos. Este é, inclusive, meu objeto de pesquisa desde 2017. Portanto, não sou cega às dores de centenas, de milhares de discentes, de servidores e terceirizados e, por respeito a essas angústias que também são minhas, eu estudo ainda mais, me preocupo, cuido como posso, presto atenção.

Entretanto, há uma ‘Rural em minha vida’ que consegue ser maior do que as desventuras do mundo do trabalho e do universo da Academia. E é sobre essa ‘entidade’, que mudou a cor dos meus dias, que se trata este projeto de memória afetiva. Assim, vocês vão conhecer a minha e outras várias histórias de quem já se formou, desde a primeira turma, iniciada em 2010, até calouros (aqui, peculiarmente conhecidos como bixos) chegando agora … Queria lançar esse projeto no Auditório Paulo Freire, lotado de amores, mas, veio a pandemia de Covid-19 e nos tirou os abraços. Vai passar, vamos nos fortalecer, porque vai passar !
Ao clicar nos vídeos que produzimos, vocês estão convidadas e convidados a navegar pelo Jornalismo da Rural para além dos programas curriculares. Espero que gostem desse ‘giro de notícias’, porque elas foram especialmente pautadas pela vida de quem, um dia, escolheu a Rural para chamar de casa.

Jornalismo da Rural, feliz aniversário… !

*Fafate Costa é docente do curso de jornalismo da UFRRJ.

VISITE AQUI A SEÇÃO DE VÍDEOS

Postado em 29/10/2020 - 20:05 - Atualizado em 16/11/2020 - 16:00