Voltar Home Curso Jornalismo

Entrevista

 

Isto não é uma entrevista

 

 

Pensei num labirinto de labirintos, num sinuoso labirinto crescente que abarcasse  o passado e o futuro e que envolvesse, de algum modo, os astros. 

Jorge Luís Borges  (O Jardim dos caminhos que se bifurcam).

 

 

Alessandra de Carvalho e colaboradores *

 

 

Nessa entrevista, Alerrandre Barros apresenta recordações de quando era aluno do curso

Neste espaço deveria haver uma entrevista, parte de uma revista sobre Jornalismo. Mas no meio da pandemia, com incertezas sobre o personagem ideal para uma revista comemorativa, decidimos apostar em uma conversa entre o futuro e o passado do curso de Jornalismo da UFRRJ. E daí, como juntar esses dois tempos?

Clique aqui e conheça a ex-aluna Ana Carolina Brandão e sua visão sobre o curso

A ideia mais evidente seria convidar para um diálogo um/a estudante do primeiro semestre, cuja vida acadêmica ficara suspensa na segunda semana de aulas, e alguém formado/a na primeira turma. E assim foi feito. Um grupo de dez estudantes calouros – que não conheciam a professora – se apresentou para dar início a uma série de discussões online de como faríamos o projeto. O diálogo precisaria ser mediado pelo computador.

Convidamos os pioneiros do curso de Jornalismo para responderem uma entrevista semi-estruturada. Prontamente, nove ex-alunos nos enviaram suas respostas em formato de vídeos ou escritas falando sobre suas histórias na e com a Rural. Inúmeras ideias de publicação desse material chegaram a uma: vamos publicar na rede social de maior visibilidade como uma espécie de divulgação do curso. Escolhemos remota e democraticamente o nome “Vozes da Rural” para a página com o propósito de ecoar as palavras dos que formam o curso de Jornalismo. O símbolo, as cores, os tipos, tudo tem sido decidido em reuniões entre nós, que jamais ou pouco nos vimos de maneira presencial.

Carolina Vaz nos conta sobre suas memórias e experiências com a UFRRJ, dificuldades e relação com a profissão

No sinuoso labirinto desde julho de 2020, o grupo passou por fases, com saída de membros da composição inicial e a chegada de novos integrantes. Alteramos também a ideia original, que foi se transformando à medida que as primeiras publicações foram realizadas. Por exemplo? Não podemos falar só do passado em uma rede social, precisamos também falar do presente, do futuro. Quem esteve e quem está falando hoje para quem ainda vai chegar ao curso de Jornalismo da Rural – são estes os personagens, as vozes da nossa página/projeto/labirinto em mutação.

Acesse a página Vozes da Rural no Instagram para conhecer os personagens das entrevistas, algumas vozes do curso de Jornalismo. O projeto está em construção e deve ser finalizado junto com os estudos emergenciais de 2020.  Ou seja, mesmo após o lançamento da revista, o conteúdo do Vozes vai continuar sendo atualizado.

 

 

*Equipe em setembro 2020: Alessandra de Carvalho (orientadora) e os calouros Isabelle Gonçalves, Isadora Gomes, João Marcelo Almeida, Karine Nunes,Thaís Oliveira, e Yasmin Alves. Agradecemos a toda/os que colaboraram conosco no processo.

 

 

Postado em 16/09/2020 - 17:28 - Atualizado em 16/11/2020 - 14:59