Voltar Home Curso Jornalismo

O PET na UFRRJ: um caso de amor com o Jornalismo

A partir de 2017, alunos do curso se tornaram protagonistas na divulgação do programa na Rural

 

Simone Orlando*

 

Na foto, os estudantes Bárbara Paz, Marieta Keller, Rômulo Santos e Vinícius Pereira, todos integrantes do curso de Jornalismo, no lançamento do PORTAL DOS GRUPOS PET, no auditório do campus do IM – UFRRJ, em Nova Iguaçu. Iasmim Pinto, petiana do PET Dimensões e graduanda em Ciências Sociais (ao lado da tutora Simone) também apresentou a proposta ao público presente

O PET (Programa de Educação Tutorial) é um projeto educacional robusto do governo federal, subsidiado pelo MEC desde os anos 70. É voltado para as IES (Instituições de Ensino Superior) públicas e privadas, de norte a sul do país. Geralmente, cada PET  é formado por um tutor (docente da instituição), 12 bolsistas (e pode se estender a 06 não-bolsistas), que, em comum, possuem projetos voltados a desenvolver um entrelace entre os campos do ensino, pesquisa e extensão. 

Antes de me tornar tutora PET na UFRRJ, conhecia muito pouco sobre o universo interdisciplinar, coletivo e plural desse programa. Apenas a partir do que meu colega Mário Newman, companheiro do DLC, hoje ex-tutor, me dizia a respeito, sempre de forma entusiasta.

O PET começa de modo muito embrionário, no ano de 1979,  em plena ditadura militar, como uma política de estado e com a declarada missão de ajudar alunos com bom desempenho acadêmico nos cursos de graduação a se prepararem para as pós-graduações.

Foi durante a era Lula (2003-2010), no entanto, que o programa se desenvolveu de modo mais ampliado. O então Ministro da Educação, Fernando Haddad (que já foi tutor do PET Ciências Sociais, em 1998, na USP), propôs redirecionar o trabalho para apoiar não só estudantes com habilidades destacadas, mas também aqueles em situações de vulnerabilidade social. Daí que foi criado o programa PET na modalidade “Conexões e Saberes”, além  do tipo  “Curso”. O investimento na ampliação do programa fez com de 328 passasse a se contabilizar 841 grupos, em 121 instituições de ensino, nesse período.

A UFRRJ tem hoje 16 grupos PET, distribuídos em seus três câmpus (Seropédica, IM e ITR). A visibilidade das ações desses grupos, entretanto, ganhou um tônus diferente quando o curso de Jornalismo “chegou junto” para colaborar em diversas ações, principalmente nos processos de divulgação desses programas.

 

Jornalismo e PET Dimensões da Linguagem: o início de um namoro

 

Professora Cecília, em oficina ministrada a integrantes do PET Dimensões da Linguagem, em maio de 2017

O ano de 2017 foi o marco zero para selar uma parceria afetiva e compromissada que viria para ficar. Foi quando novos discentes de Jornalismo foram escolhidos para compor o grupo PET Dimensões da Linguagem.

Eu, nesse momento, tutora recém-selecionada para coordenar esse grupo, ainda não teria ideia por onde poderíamos caminhar. Um dos carros-chefes principais passou a ser a promoção de ações que ajudassem  esses 16 programas da Rural  ( à época 14) a se tornarem mais conhecidos na própria universidade e além. 

Nesse período, entraram, por processo seletivo, os alunos Rômulo Silva, Bárbara Amorim, Marieta Keller e Gabrielly Pereira, todos graduandos de Jornalismo. Com a presença dos quatro, algumas atividades dos outros grupos começaram a ser mais evidenciadas em mídias audiovisuais, fotográficas e textuais. Releases sobre as ações coletivas começaram a ser projetados para a assessoria de comunicação da UFRRJ e para a imprensa de Seropédica-RJ, coberturas de eventos dos grupos passaram a ser frequentes.

Bárbara deu um  emocionante depoimento em vídeo sobre sua relação com o programa (veja no YouTube). Para ela, foi muito especial  participar do PET Dimensões, principalmente como repórter e editora de conteúdo. Ela se formou em 2019.

A professora Cecília Figueiredo, do curso de Jornalismo, ainda em 2017, ofereceu a oficina “AMPLIANDO O OLHAR SOBRE A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA”, aos estudantes do programa,  em dois encontros no mês de maio. Como desdobramento, parte do grupo foi visitar o Quilombo São José (Valença-RJ), junto a outros estudantes do curso e do grupo PET Etnodesenvolvimento, para ensaio fotográfico sobre a Festa do Jongo, no mesmo período.

Na foto, da esquerda para a direita: o petiano Rômulo Santos, a tutora do programa PET Dimensões Simone Orlando, Bárbara Amorim e Gabrielly Pereira, na cobertura do evento Saúde Global 2017. Clique na imagem e veja o vídeo de cobertura do evento

O primeiro evento de produção de matéria audiovisual realizada pelos petianos de Jornalismo se deu com o projeto ME LEVA ICHS, em que foi produzido um vídeo sobre a ida de estudantes da UFRRJ à Bienal do Livro 2017, ação de extensão organizada pelo grupo PET Dimensões em parceria com a direção do instituto.

Ainda em 2017, três petianos fizeram a cobertura do evento SAÚDE GLOBAL, organizado pelo grupo PET Veterinária da UFRRJ e apoiado por todos os demais grupos da instituição. Nos anos de 2018 e 2019, continuaríamos com a proposta de divulgar e cobrir o evento. Parceria que não se desfez.

Em novembro daquele ano, um novo destino para o mesmo projeto trouxe mais um registro audiovisual conduzido pelo estudante Rômulo Santos. Dessa vez, a ida a Brumadinho (muito antes do desastre ambiental sem precedentes, em 2019) marcou a trajetória de 76 participantes, dentre os quais 12 graduandos de jornalismo e 05 professores do curso (Rejane Moreira, José Ferrão, Simone Orlando, Maitê Blancquaert, Tatiana Lima). O objetivo dessa viagem foi conhecer o Parque Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto da América Latina.

 

Tecnologia, design e informação em 2018: um noivado em curso

 

De abril a junho de 2018, um desenho preliminar de arquitetura informacional reformularia a ideia de união entre os grupos PET da Rural. Os alunos de jornalismo Jean Mendes e Karem Bandeira, como estagiários daquele período, ajudaram a planejar o design editorial de um site que serviria como um portal de conteúdos sobre todos os grupos PET da UFRRJ.

O Portal dos Grupos PET, subdomínio da página dos Grupos PET Rural da Prograd, foi idealizado por esses dois alunos, com a colaboração do petiano do programa e estudante de sistemas da informação Lucas Vieira. Além de Bárbara Amorim, Marieta Keller e Gabrielly Pereira somarem ao projeto, duas novas integrantes atuariam nessa empreitada: as graduandas de jornalismo Raíssa Amaral e Jhully Monteiro. O estudante de jornalismo Vinícius Alves (famoso “Sergipe”) também colaborou com esse trabalho  e foi o porta voz desse trabalho, na inauguração do site realizada em julho daquele ano.

Ainda em 2018, a paixão pela literatura falou mais alto e levou 10 discentes do grupo PET Dimensões à FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), entre 25 e 29 de julho. Novamente, o projeto ME LEVA ICHS, organizado pelo grupo, orquestrou a ida de estudantes do instituto ao evento, o que foi muito enriquecedor para a formação desses graduandos.

 

Grandes eventos, redes sociais e um sólido casamento para 2019

 

O início de 2019 foi marcado pela realização do Sudeste PET na UFRRJ, o maior evento regional de encontro entre os grupos PET do país. Com cerca de 500 inscritos, o evento contou com a participação ostensiva de petianos e estudantes de jornalismo, na divulgação em redes sociais, site e também cobertura do evento para a própria universidade e fora dela. Foram mobilizados diversos estudantes para a empreitada. Jhully Monteiro foi a coordenadora geral de cobertura e sob sua batuta uma equipe de graduandos de diversos períodos trabalharam no evento.

Da esquerda para a direita: os alunos Rômulo Santos, Nilton Santos, Sabrina Simão, Jhully Monteiro, Felipe Teles e Raíssa Amaral,  no Sudeste PET 2019

Jhully, que hoje é editora de redes sociais dos projetos do grupo, descreve a experiência com o PET como algo ímpar para sua trajetória universitária. “O PET, para mim, se tornou muito especial, pois foi através dele que consegui me desenvolver como profissional e também como pessoa. Além de toda a bagagem de conhecimento, me abriu portas e me fez me conectar com pessoas de todo Brasil e principalmente ter a minha primeira experiência de coordenadora de uma equipe, de escrita de resumo expandido e apresentação de trabalho”, explica entusiasmada a estudante.

Raíssa, que também participou ativamente do evento, reforça a ideia de que o programa também a ajudou a fazer muitas amizades. “Participar de eventos tão grandes como o Sudeste Pet e Enapet me fez perceber a potência do programa em todo o país. Aprendi que o PET move a Universidade e o seu entorno com projetos incríveis, e também luta por uma educação acessível para todos. Em relação à  minha atuação individual no programa, escrever matérias, entrevistar integrantes de outros grupos, fazer parte do projeto inovador que é o Portal dos Grupos PET, tem sido ótimo”, reflete.

Em meados de 2019, o PET Dimensões ganhou mais 2 integrantes do curso: Beatriz Santana e Carina Alves. Muito prestativas e pró-ativas, as duas estudantes trataram de colaborar com projetos da equipe, com garra e afinco. Para Beatriz, o programa foi a primeira experiência prática na universidade. “Hoje eu entendo que o PET me permitiu crescer e ter responsabilidades bem cedo. Levo para a vida e para o mercado de trabalho todo aprendizado que obtive de forma saudável e construtiva até agora. Acredito que o PET é um programa que incentiva o aluno a ser ativo dentro da universidade e já permite o primeiro contato profissional e prático com o seu curso”, explica.

 

E a pandemia chegou

 

O ano de 2020 nos atravessou de modo avassalador. A pandemia trouxe angústia e estarrecimento. Trouxe também a virtualização das práticas de trabalhos e projetos. E, nesse contexto, o PET Dimensões precisou se reinventar. Junto a Beatriz e Carina, Raíssa e Jhully assumiram novas funções. Beatriz se debruçou num lindo projeto de clipagem de mídia. No Instagram do grupo PET Dimensões, tratou de dar ânimo aos leitores, reunindo notícias positivas sobre a Covid. O projeto começou em maio e já reuniu mais de 150 posts a respeito. Também está auxiliando outros petianos a fazerem suas lives sobre Pandemia e profissões, no mesmo canal do Instagram do grupo.

Exemplo dos posts sobre clipagem de mídia realizado pela aluna Beatriz Santana. Clique na imagem para ver os posts no Instagram do grupo

Carina, por sua vez, debruçou-se sobre um novo desenho para o site do Portal dos Grupos PET. Sua experiência com design gráfico lhe permitiu recriar: repensar cores, imagens, artes, disposição das informações. Atualmente, também desenvolve clipagem de notícias para o Instagram do Identidades, subprojeto do grupo  PET Dimensões voltado a ações de pesquisa e extensão sobre o saber negro e a temática da negritude. 

Raíssa, na mesma medida, ocupou-se de tornar-se a editora geral do portal, e, semanalmente, coordena a produção de matérias para o veículo, supervisiona o trabalho voluntário da graduanda de Jornalismo Polyana Ferreira, além de auxiliar nas artes, produzir entrevistas e organização das 16 lives que estão sendo realizadas com os tutores do programa na universidade, no canal do Instagram @grupospetrural, nesse semestre. A estudante Amanda Beatriz Silva Lopes, atualmente no 5o período, também está somando à equipe como estagiária, na produção de perfis sobre petianos e ex-petianos.

Jhully Monteiro coordena as redes e mídias sociais do projeto (Instagram, Facebook e YouTube), tendo a também estudante de Jornalismo Karollyne Dias Ferreira, sob sua supervisão para o trabalho voluntário nessas redes.

Contar um pouco da trajetória dos alunos de Jornalismo no PET Dimensões é motivo, pra mim, de muito orgulho.  Tivemos a sorte e o prazer de lidar com estudantes engajados, que vestiram a camisa dos projetos, aprenderam a fazer coisas novas, criaram um novo campo pra si. A mim, o programa atravessou de modo arrebatador. Justamente porque me apresentou a universidade de modo ampliado, interdisciplinar, para além dos meus pares e campos tradicionais de conhecimento. Algo que valeu ter vivido e estar vivendo.

 

*Tutora do programa PET Dimensões da Linguagem desde 2017 e docente do curso de Jornalismo da UFRRJ.

Postado em 26/10/2020 - 21:13 - Atualizado em 18/11/2020 - 09:56