Doutora em Geografia (UFF); Mestre em Educação (UFRRJ); Bacharel e Licenciada em Geografia (UFRJ). Pesquisa em assuntos relacionados a Educação Ambiental, Universidade, Formação de Educadores. Ensino de Geografia, Unidades de Conservação, Uso Público, Baixada Fluminense-RJ. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade GEPEADS/UFRRJ, onde realiza pesquisa em Educação Ambiental e processos formativos. Colaboradora do Projeto de Extensão “A Educação Ambiental na formação de Educadores da Baixada Fluminense/RJ”, apoiado e financiado pela FAPERJ. Colaboradora no Projeto “Subsídios para capacitação de professores de Geografia na Educação Básica: articulando teoria e prática para a construção de uma atividade docente crítica e reflexiva”, apoiado pela FAPERJ. Bolsista da Fundação CECIERJ, onde participou da elaboração do currículo mínimo de Geografia para o Curso de Formação de Professores (modalidade Normal), atuou como tutora de Geografia, pela mesma Fundação, dos Cursos de Formação Continuada do Projeto Nova EJA para professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Colaboradora da Coordenação de Área do PIBID Geografia-IM/UFRRJ. Coordenadora da disciplina Educação Ambiental, curso de Licenciatura em Turismo-EAD-CEDERJ. Professora do Curso de Geografia na área de Geografia, Educação e Estágio Supervisionado, do Departamento de Geografia – Instituto Multidisciplinar/UFRRJ.

 

Pesquisas Desenvolvidas

  1. a) A Vivência em Campo: novas abordagens para a inserção da dimensão socioambiental na formação docente e no ensino de Geografia.

Este projeto de pesquisa é oriundo da minha experiência enquanto professora da Educação Básica, reflexões no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS), participação como supervisora e professora colaboradora do PIBID subprojeto Geografia (IM-UFRRJ), bem como estudos e pesquisas realizados anteriormente. É de grande interesse avançar em termos de aprofundamento teórico e metodológico que contribua para a melhoria do ensino de Geografia. Tem como objetivo principal compreender nos processos formativos de Educação Ambiental, a partir de outras epistemologias, o trabalho de campo tradicionalmente presente na formação de Geógrafos, como um espaço potencial de vivências pedagógicas capazes de rupturas com a formação curricular tradicional. Como forma de contribuir na construção de orientações teórico-metodológicas, com vistas a inserir no processo formativo de educadores ambientais elementos que contribuam, efetivamente, para o rompimento da armadilha paradigmática. Grande é a relevância deste projeto, pois, investigaremos como se dá, no processo formativo através de vivências in lócus, a dimensão socioambiental, a fim de subsidiar a proposição de indicativos para a consolidação da Educação Ambiental Crítica numa relação dialética, conectada com outras áreas de conhecimento. Como forma de contribuir na construção de orientações teórico-metodológicas, visando a inserção no processo formativo de educadores ambientais elementos que contribuam, efetivamente, para o rompimento da armadilha paradigmática.

Temas para orientação

  1. Formação de Professores.
  2. Estágio Supervisionado.
  3. Educação Ambiental.
  4. Ensino de Geografia.
  5. Unidades de Conservação.

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