Programas de Formação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

  O PIBID surge justamente num momento de ampliação de vagas das Universidades, o plano de reestruturação e expansão das Universidades Federais (REUNI). Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), os principais cursos que foram criados e implementados foram as licenciaturas. Assim, percebemos que o PIBID vem justamente para aprimorar as relações entre as Escolas e Universidades, entre o discente da licenciatura e seu futuro lócus de trabalho.

    Através da trajetória do PIBID-Geografia-IM, podemos perceber mudanças significativas no processo formativo do discente do curso. O (a) Pibididano (a) – como nos autodenominávamos – , puderam participar de várias ações formativas, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, além de atividades administrativas. Consideramos esse o grande tripé, base de nossa estrutura da Universidade, e nossas ações contemplavam justamente essas ações.

    Ao longo do desenvolvimento do projeto percebemos possibilidades de contribuir para uma formação docente sólida, participativa, crítica. Ajudamos na criação de uma identidade com o ser professor e com o ambiente de trabalho, identidade essa que julgamos ser fundamental para o sucesso na profissão.

    O PIBID proporcionou trocas interessantes entre todos os agentes da escola e da Universidade, conseguimos aproximar realidades (principalmente da Escola para com a Universidade). Construímos sonhos, entre eles a possibilidade de estar futuramente no espaço universitário.

    A proposta do PIBID é inserir os discentes dos cursos de licenciatura no ambiente escolar, desde os primeiros períodos, além da proposta do estágio supervisionado. O discente passa a ter uma vivência na escola, ministrando oficinas, acompanhando as atividades das escolas, sempre acompanhado pelo professor supervisor da escola parceira e o professor coordenador do subprojeto. O programa surge para fortalecer ainda mais os cursos em formação. São objetivos principais do PIBID (CAPES, 2020): incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. (CAPES, 2020).

    O objetivo central do PIBID-Geografia será auxiliar na capacitação dos discentes dos dois cursos, proporcionando um ambiente em que eles possam vivenciar os espaços escolares, bem como desenvolver práticas vinculadas ao ensino, a pesquisa e a extensão. Também estamos focando no processo de formação continuada do professor supervisor, auxiliando no processo do ensino-aprendizagem visando uma melhoria no rendimento da escola. Entre os específicos:

  1. Capacitar alunos bolsistas do curso de licenciatura em geografia e supervisores da área de Geografia para o pensamento em complexidade valorizando os contextos escolares a partir do olhar transescalar e multidisciplinar que participe das relações espaço-tempo;
  2. Auxiliar no processo da formação inicial do licenciando proporcionando práticas no ambiente escolar;
  3. Proporcionar uma formação continuada para o professor supervisor visando uma integração entre as realidades escola-universidade;
  4. Elaborar materiais didáticos que tomem como referências as dinâmicas das relações espaço-tempo em diálogo com o BNCC para fomento da prática da leitura e escrita, da linguagem cartográfica e olhar geográfico;
  5. Promover a articulação entre Universidade-Escola numa perspectiva multidisciplinar, em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado em Geografia – PPGGEO-UFRRJ, a partir de encontros semanais com os professores e bolsistas, seminários e eventos que dialoguem com os componentes da Geografia e para leituras e interpretações políticas e ambientais no mundo;
  6. Elaborar metodologias para ensino de Geografia, considerando a realidade do município de Seropédica e Nova Iguaçu como elementos para pensar conteúdo do currículo básico;
  7. Promover a avaliação – em conjunto com os docentes da rede envolvidos na proposta – do currículo de Geografia das redes municipais na Baixada Fluminense, postulando a inserção da Geografia da Baixada e da valorização da leitura e Escrita como habilidades partícipes;
  8. Elaboração de artigos, trabalhos, apresentação de trabalhos em eventos que visem divulgar o resultado do trabalho entre bolsistas, supervisores e coordenadores;
  9. Proporcionar ao aluno das escolas envolvidas experiências no ambiente universitário, e com as metodologias que forem desenvolvidas durante o desenvolvimento do PIBID;
  10. Aproximar os alunos do curso de licenciatura em Geografia de Seropédica e do IM/UFRRJ com as escolas através da criação e análise de experiências práticas associadas à sala de aula, contribuindo para sua formação inicial e continuada a partir da integração Universidade-Escola;
  11.  Aprimoramento da infraestrutura das escolas da Educação Básica para ações na área de ciências, tendo as o espaço escolar como espaço de ensino, pesquisa e extensão;
  12.  Estimular a produção de experimentos científicos pelos alunos de ensino básico sobre a orientação de discentes e docentes do ensino superior e tecnológico;
  13.  Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

 


O PETGEO-IM/UFRRJ

    Nosso grupo tem como proposta incentivar o diálogo de saberes no ensino de Geografia, por meio de uma aproximação sensível da arte com o fazer acadêmico e científico. A proposta do PET é complementar a formação profissional e cidadã promovida pelo curso de Geografia (UFRRJ – Campus Nova Iguaçu) de modo criativo e inventivo.

    Nossa prática consiste em reuniões com ciclo permanente de debates de textos, trabalhos de campo, visitas técnicas, atividades culturais, exibição de filmes com debates (CINEPET-GEO), além de outras possibilidades de ação coletiva. O grupo iniciou suas atividades em dezembro de 2010, ano de implantação do curso de Geografia da UFRRJ, no campus Nova Iguaçu.

Contato:

email: petgeopet@gmail.com

Facebook: @pet.geo.im.ufrrj
Website: https://geo-pet.blogspot.com/


Residência Pedagógica

    A Residência Pedagógica é um Programa de Formação Docente que proporciona uma ação direta nas escolas-campo, através de aplicação de novas metodologias de ensino com novas experiências práticas e vivências para todos os participantes. A proposta, coloca a Universidade como facilitadora e difusora do conhecimento geográfico e pedagógico desenvolvido intramuros, colocando em evidência o compromisso com o ensino e sua difusão, viabilizando novas leituras da realidade social do país e do mundo, contribuindo de forma significativa na qualidade do ensino público, com o intuito da formação de alunos com pensamento crítico e reflexivo sobre a sociedade em que se insere.

Contatos:

Email: universidade.comunidade.ufrrjni@gmail.com

Instagram: @universidadenacomunidade

Youtube: Universidadenacomunidade

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