Projetos de Extensão

 

Universidade na Comunidade

  A filosofia deste Projeto reconhece o protagonismo dos sujeitos (professores em exercício e em formação) no processo de construção de suas subjetividades como ser professor e, portanto, de suas práticas pedagógicas e seu papel na sociedade. Partindo desse pressuposto, acreditamos que o professor tenha um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Nesta direção, o objetivo geral do referido Projeto é viabilizar atividades de ensino e aprendizagem para licenciando, alunos e professores da Educação Básica na Baixada Fluminense através do desenvolvimento de pesquisas e práticas de temáticas socioambientais em espaços formais e não formais.

Coordenadora: Edileuza Dias de Queiroz

Contatos:

Email: universidade.comunidade.ufrrjni@gmail.com

Instagram: @universidadenacomunidade

Youtube: Universidadenacomunidade


Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu: Geografia e Cidadania Territorial na Baixada Fluminense

    Este projeto de extensão desenvolvido junto a PROEXT/UFRRJ tem como objetivo analisar e refletir como a aprendizagem significativa no ensino de geografia colabora para a formação cidadã na escola pública da Baixada Fluminense por meio do projeto Nos Propomos UFRRJ Nova Iguaçu destacando a parceira com o Colégio Estadual Engenheiro Arêa Leão no município de Nova Iguaçu. Busca-se com o presente projeto entender de que maneira a Geografia auxilia os professores e os alunos na compreensão de conteúdos diferenciados e contextualizados olhando o lugar por meio da participação e construção da cidadania territorial. São temas discutidos nesse estudo: o lugar de reprodução do capital, de desigualdades sociais e de oportunidades, que pode ser melhor entendida por meio do ensino e como os professores e alunos enxergam essa etapa de transformações e de conflitos em que a cidadania é algo a ser compreendido e exercido. São apresentadas reflexões sobre as desigualdades presentes na Baixada Fluminense e a transformação social que por vezes auxilia ou atrapalha no rendimento escolar. O ensino aqui investigado trata-se de um lugar chave no processo de construção de uma aprendizagem significativa na escola e os professores de geografia e alunos são os sujeitos. A metodologia está presa a uma abordagem qualitativa, envolvendo leitura de referencial teórico e entrevistas, bem como utiliza o estudo de caso e o trabalho de campo como possibilidades do aprender. Assim, a primeira parte deste estudo apresenta uma discussão sobre a aprendizagem significativa como caminho auxiliar da formação cidadã na escola. Enfatiza-se que a amplitude desses temas e as diversas contribuições de pesquisas sobre cidadania colaboram sensivelmente para o ensino da geografia de forma contextualizada.

Professor Coordenador: Prof. Dr. Clézio dos Santos


 

 

Últimas Notícias

X Ciclo de Oficinas do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia – X CONEPEG

X Ciclo de Oficinas do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia – X CONEPEG, surge como resultado da leia mais

24/06/2021 - 14:17

7º Ciclo de palestras sobre Ensino de Geografia, Geografia Física e Climatologia: novas formas de dialogar em tempos de isolamento social

Link do Canal: Canal GEIA Inscrições para o certificado: SIGAA Extensão  

22/06/2021 - 08:37


Semana de Integração de 2020.2 apresentará a mesa redonda sobre Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior

        No dia 01/06, a Semana de Integração de 2020.2 apresentará a mesa redonda sobre Inclusão e leia mais

28/05/2021 - 13:15

Curso de extensão – Baixada Fluminense: espaço educador com potencialidades para implementação de ações ambientais socioambientais

   O Curso de Extensão “Baixada Fluminense: espaço educador com potencialidades para implementação de ações socioambientais” faz parte do Projeto leia mais

07/04/2021 - 10:52

mais notícias