Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte – GPPEFE
O grupo está empenhado na análise do processo ensino-aprendizagem sob uma perspectiva pluriparadigmática. Nesta linha, as investigações conjugam abordagens qualitativas e quantitativas na análise do processo educativo sob as perspectivas sociológica, psicológica (comportamental e cognitiva) e ecológica, abrangendo a análise da formação e prática pedagógica de professores e alunos no âmbito da educação física escolar e contextos de ensino e aprendizagem de atividades físicas, esportivas e de lazer. Investiga, ainda, o processo de formação e desenvolvimento profissional do professor de Educação Física, sob as perspectivas psicológica comportamental e cognitiva; sociológicas e culturais, analisando os processos determinantes para a construção do saber e competências docente. Assim surgem como objeto de pesquisa (a) a dicotomia entre teoria e prática vigente na formação inicial; (b) as fases de desenvolvimento profissional do professor e características peculiares; (c) o processo de socialização profissional enquanto fenômeno processual de formação e de construção da identidade docente; (d) os processos e modalidades de formação continuada confrontando-os com as políticas de formação continuada instituídas visando a qualificação multidimensional do professor; (e) fatores do cotidiano e cultura intra e extra-escolar concorrentes para o delineamento da experiência e do perfil profissional do educador.