gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Educação Física

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

9 de Outubro – Dia do Atletismo

Postado em 9 de outubro de 2025

Hoje, dia 9 de Outubro de 2025, comemora-se o Dia do Atletismo.

O atletismo é um esporte que envolve três atividades principais: correr, saltar e arremessar. Ele é tão antigo e importante que está nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, na Grécia Antiga.

A famosa frase das Olimpíadas, “mais rápido, mais alto, mais forte”, descreve perfeitamente o espírito do atletismo. A primeira competição olímpica da história foi uma corrida de 200 metros, mostrando que desde sempre o esporte celebra a velocidade, a força e a habilidade dos atletas.

Hoje, reforçamos que trata-se de uma das modalidades mais antigas do mundo, considerada a base do esporte por utilizar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar, lançar e arremessar.

Através da prática do atletismo, sempre com a orientação de Profissionais de Educação Física devidamente registrados, é possível aprimorar aspectos motores, sociais e cognitivos, por intermédio de uma atividade lúdica ou centrada no rendimento.

Veja nosso post no Instagram sobre o Dia do Atletismo clicando aqui.

 

  • Fontes:
    • https://www.cob.org.br/time-brasil/esportes/1-atletismo
    • https://www.cref13.org.br/cref13/dia-do-atletismo/