gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Curso de Ciências Econômicas

Campus Nova Iguaçu - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Sobre Atividades Autônomas

As Atividades Autônomas, conhecidas também como Atividades Complementares, são todas as atividades de natureza acadêmica, científica, artística e cultural que buscam a integração entre a graduação, a pesquisa e a extensão e que não estão compreendidas nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas obrigatórias ou optativas do currículo pleno. Desta forma, representam um instrumento válido para o aprimoramento da formação básica, constituindo elementos enriquecedores e implementadores do próprio perfil do profissional e da formação cidadã.

 

A deliberação Nº 78 de 05 de outubro de 2007 regulamenta as Atividades Autônomas (Atividades Complementares) da UFRRJ. Tal deliberação apresenta pontos como:

– os objetivos das Atividades Autônomas (artigo 3º),

– as atividades que podem ser consideradas como Atividades Autônomas (artigo 12º);

– os requisitos e limites para o aproveitamento e cômputo de carga horária de cada atividade (artigo 15º).

 

O curso de Ciências Econômicas (IM-UFRRJ) exige que o discente inserido no PPC 2020 realize 200 horas de Atividades Autônomas (complementares), enquanto que os discentes inseridos no PPC 2008 devem realizar 360 horas.