Para dinamizar e acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da computação, o BCC da UFRRJ adotou uma matriz curricular dinâmica. O discente tem autonomia para cursar um conjunto de disciplinas definidas por ele de acordo com as áreas de conhecimento de seu interesse e aptidão. A matriz é dividida em quatro núcleos quem tem como objetivo uma mobilização dos conhecimentos e esquemas para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas da área da Computação:
Este núcleo engloba as disciplinas que propiciam ao discente o exercício da capacidade de abstração, o aprendizado da modelagem das soluções para problemas do mundo real e o desenvolvimento do raciocínio lógico, constituindo, assim, a base para várias matérias da área da Computação.
Este núcleo em por objetivo desenvolver conhecimentos relacionadas à abstração, implementação de código e sua execução. Desenvolve as técnicas fundamentais para solucionar problemas com o emprego dos algoritmos e programação de computadores, necessários à sólida formação dos egressos.
Este núcleo é composto por um conjunto de conhecimentos básicos que tornam o discente apto à elaboração de soluções de problemas nos diversos domínios de aplicação, tais como: otimização; análise, modelagem e projeto de sistemas; aplicação da Computação Inteligente na construção de sistemas, entre outros
Este núcleo permite garantir estratégias de flexibilidade e interdisciplinaridade como também as estratégias de articulação da teoria com a prática dos conteúdos trabalhados ao longo do curso através de disciplinas optativas, que aprofundam a qualificação do discente nas grandes áreas da Computação.
Atualmente, o BCC conta com 4 (quatro) eixos de formação. Cada eixo profissional possui um conjunto mínimo de disciplinas obrigatórias e optativas que o discentes pode cumprir para aprofundar os conhecimentos na área que de maior aptidão. Aos discentes que obtiverem aprovação neste conjunto mínimo, será facultada a emissão de um Certificado de Estudos Especiais (CEE). As disciplinas definidas por eixo se encontram no projeto pedagógico do curso na aba de Normas e Regulamentos. Os eixos atuais são
Existem duas matrizes em vigor atualmente:
A primeira delas (Matriz 2019) contempla os alunos alunos que entraram até 2022. Nesta matriz os alunos não tem que cumprir as horas relacionadas às atividades extensionistas.
:A segunda matriz (Matriz 2023) é cursada pelos ingressantes a partir de 2023 (inclusive). Esta matriz possui os caminhos extensionista que os alunos alunos devem cumprir:
As disciplinas optativas são oferecidas conforme disponibilidade dos docentes e solicitação dos discentes.
A lista de disciplinas optativas disponíveis atualmente pode ser vista aqui
Postado em 28/08/2023 - 20:49 - Atualizado em 06/08/2024 - 13:26