Perguntas Frequentes

1) Como faço para me matricular nas disciplinas durante o período? Como é feito o ranqueamento das disciplinas?

No link abaixo há algumas orientações. O ranqueamento pode ser melhor compreendido lendo o regimento da graduação, disponível no site da Universidade. Você também pode acessar pela página inicial, na aba O curso, selecionando Normas e Regulamentos e, em seguida, Normas Gerais.
https://portal.ufrrj.br/orientacoes-gerais-para-a-matricula-em-disciplinas/

2) Posso não me matricular em nenhuma disciplina durante o semestre?

Não. Segundo a regulamentação da graduação em vigor na UFRRJ (iniciada em 2023.2 — Art. 174, §2º), a não realização de matrícula, exceto nos períodos em que o curso está trancado ou em mobilidade acadêmica, caracteriza abandono e gera o cancelamento do vínculo com a UFRRJ.

3) Quantas reprovações acarretam no cancelamento da minha matrícula?

O discente pode ter até três reprovações por inassiduidade em um mesmo componente curricular ou até cinco reprovações (por nota ou por nota/inassiduidade) no mesmo componente. Isso pode acarretar processo administrativo.
Atenção: TCC também é disciplina e segue a mesma regra, válida a partir de 2023.2.

4) Qual é o significado do código referente ao horário das disciplinas no SIGAA?

Clique aqui para entender

5) Onde encontro informações sobre as Atividades Autônomas?

Clique aqui

6) Onde encontro informações sobre estágio não obrigatório?

Clique aqui

7) Como eu vejo as turmas antigas no SIGAA?

Ensino > Consultas Gerais > Consultar Turma

8) Como fazer flexibilização de pré-requisito?

Clique aqui

9) Como pedir equivalência de disciplina (aproveitamento de curso)?

Após cursar a disciplina, envie um e-mail para bcc@ufrrj.br, aos cuidados do Renan, solicitando abertura de processo de equivalência. A coordenação avaliará junto ao professor responsável. Se deferido, o processo segue para a PROGRAD e, após aprovação, a equivalência será lançada no histórico.

10) Meu prazo de integralização acabou. E agora? Consigo terminar o curso?

Você deve solicitar a prorrogação de prazo conforme o calendário acadêmico. Os procedimentos variam de acordo com a quantidade de pedidos já realizados:

Primeiro pedido: solicitar abertura de processo administrativo junto à coordenação com: requerimento específico, justificativa, comprovantes, plano de estudos, tutor indicado pela coordenação, termo de ciência, carta de aceite do(a) orientador(a) e parecer da coordenação.

Demais pedidos: anexar ao processo anterior os mesmos documentos mencionados acima.

Plano de estudos: elaborado em conjunto com a coordenação e assinado pelo discente. Evite deixar para o último dia.

Saiba mais

11) O que é o TCC? Como devo proceder para me inscrever?

O TCC é o Trabalho de Conclusão de Curso. Para se inscrever, é necessário ter um(a) orientador(a). Após definir o tema e o orientador, matricule-se na disciplina TN756 — Orientação de TCC I. A coordenação fará a inscrição na atividade autônoma correspondente. Orientações estão disponíveis na aba O Curso > Sobre o Curso > TCC. Consulte também o Guia do Estudante.

12) Entrei na graduação. Como faço para solicitar um e-mail da Rural?

Acesse aqui o passo a passo

13) Já tenho o e-mail, mas perdi a senha. Como recuperar?

Compareça presencialmente à COTIC para solicitar a redefinição da senha.

14) Estou com problemas na minha matrícula/documentação. A quem devo procurar?

Envie um e-mail para bcc@ufrrj.br relatando o problema. Se necessário, entre em contato com a PROGRAD por meio do NAGRAD (Bloco Administrativo, sala 305 — Campus NI). E-mail: nagrad.im@gmail.com

15) Entreguei meu TCC e cumpri toda a carga horária do curso. E agora?

Quando seu status for alterado para Formado no SIGAA, você poderá participar da colação de grau. A PROGRAD define as datas. Não é necessário se inscrever, mas é preciso apresentar documentos como Identidade, Certificado de Conclusão do Ensino Médio e nada consta da biblioteca.

A PROGRAD divulga prazos e datas em sua página. Se estiver tudo certo, seu nome constará na lista de aptos. Em caso de pendências, há um período para recursos.

Mantenha seu e-mail atualizado. Exemplo de página: Colação 2024.2

16) Faltei a uma prova. O que devo fazer?

Entre em contato com o professor e envie seu atestado pelo SIGAA. Existe um manual,  clique  aqui:

17) Flexibilização de Requisitos — Posso cursar disciplinas que possuem pré-requisito simultaneamente?

Sim, desde que você solicite a flexibilização de pré-requisito, que transforma o pré-requisito em co-requisito para aquele período.

Principais regras:

  • Só é permitida para um componente curricular por período letivo.
  • É obrigatório se matricular em ambas as disciplinas simultaneamente, sem possibilidade de trancamento do pré-requisito.
  • Esse processo só pode ser feito uma única vez por componente ao longo do curso.
  • O pedido é feito pelo SIGAA e precisa ser aprovado pelo colegiado do curso.

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Postado em 27/11/2023 - 14:08 - Atualizado em 04/07/2025 - 10:39

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