
No contexto da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, nasce o curso de graduação em Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ele foi pensado, planejado e implementado considerando os desafios de fazer do Administrador Público um agente transformador no processo de mudança nas políticas públicas e gestão governamental.
Nesses 10 (dez) anos, estudantes, docentes e técnicos administrativos se empenharam para fazer o curso crescer, elaborando os primeiros projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, organizando diversos eventos, como as semanas acadêmicas e de integração dos calouros, ampliando a formação profissional e cidadã através de participações em projetos, como o Rondon e Cidades Constitucionais, dentre outras diversas atividades acadêmicas complementares.
Vale pontuar que, ao longo dessa trajetória, variados Projetos Iniciações Científicas contribuíram para a ampliação crítica dos discentes, tendo em seu bojo diversas temáticas, desde ambiental, TI às pautas de minorias. A formação humanística pretendida norteada pelo ethos republicano veio respondendo às dinâmicas sociais e, por isso, novas disciplinas foram criadas, bem como a recente elaboração do novo PPC em 2017 resultando numa nova matriz curricular.
Nesse sentido, uma formação com claro objetivo social de formar e capacitar pessoas para um exercício pleno de cidadania, tem trabalhado constantemente no estabelecimento e aprimoramento do diálogo entre todos os componentes desse curso (docentes, técnicos e discentes) para gerar um ambiente participativo, colaborativo e, portanto, agregador.
Por fim, chegamos em 2020 e, diante da enormidade do nosso desafio agravado por um ano atípico, fica clara a urgência e importância dessa formação. Tal relevância não se engendra apenas na tecnicidade no trato da coisa pública, mas no desenvolvimento de competências interpessoais e na habilidade de mobilizar demandas com ética e transparência. É esse horizonte que produziu ânimo até aqui e que continua a nos mover rumo às maiores e melhores contribuições.
Recentemente, o professor Gustavo Olivares ofereceu um curso de extensão introdutório para estudantes da Educação Básica interessados em aprender mais … leia mais
Entre os dias 10 e 13 de agosto de 2026, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realiza … leia mais
Atenção calouros e veteranos do curso de Administração Pública! Aqui está o quadro de disciplinas que serão ofertadas em 2026-2: … leia mais
A Comissão Eleitoral designada pela Portaria nº 2010 da unidade administrativa ICSA de 03 de abril de 2026, em conformidade … leia mais
Parabenizamos o Curso de Graduação em Administração Pública pela sua ativa participação na Semana Rural, na Mostra do Curso de … leia mais
No dia 27 de abril de 2026, os estudantes do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio … leia mais