Corpo Docente Perfil

PATRICIA SOUZA DE FARIA (Doutora em História – UFF)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Apresentação:

Doutora em História (Universidade Federal Fluminense), com período sanduíche em Portugal no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE- IUL). Graduação e mestrado em História (UERJ). Professora Adjunta IV do Departamento de História e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ. Principais temas de investigação: Império Português; Missões Católicas e Inquisição na época moderna; Catolicismo e Poder; História da Índia. Integra o Laboratório de Mundos Ibéricos (UFRRJ), o Núcleo de Estudos Inquisitoriais (NEI- UERJ), o Projeto Temático “Pensando Goa” (USP- FAPESP) e o Programa de Estudos Indianos (PEIND- UERJ). Autora do livro: A Conquista das Almas do Oriente: franciscanos, catolicismo e poder colonial em Goa (1540-1740). Rio de Janeiro: 7Letras, 2013 e de capítulos de livros e artigos publicados no Brasil, em Portugal, na Espanha, Argentina .

Linha de Pesquisa:

Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual

Áreas de Interesse: Império Português na Ásia e no Brasil (séculos XVI – XVIII); Inquisição e História das Missões Cristãs; Poder, Cultura e Sociedade no Antigo Regime; Religião, Hierarquias Sociais e Distinções Étnicas nos Espaços Ibéricos; Impérios, Saberes e Orientalismo

Projetos de pesquisa em andamento:

” ‘Cristãos da terra’ nas malhas do Santo Ofício: disciplinamento, heterodoxias e mobilidades culturais no Oriente Português (séc. XVI-XVIII)”, com financiamento do CNPq

“Cativos asiáticos nas malhas do Santo Ofício: disciplinamento, hierarquias e mobilidades culturais entre Portugal e o Oriente (séc. XVI-XVII)”, com apoio da FAPERJ.