Corpo Docente Perfil

MARCELLO OTÁVIO NERI DE C. BASILE (Doutor em História Social – UFRJ)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Apresentação:

Graduado em História (Bacharelado e Licenciatura, 1996), mestre (2000) e doutor (2004) em História Social, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor adjunto de História do Brasil do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, Regência, Primeiro Reinado, projetos políticos, imprensa, revoltas, associações, manifestações cívicas, nação e cidadania. É autor de mais de 30 trabalhos publicados, entre os quais o livro Ezequiel Corrêa dos Santos: um jacobino na Corte Imperial.

Linha de Pesquisa:

Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual

Áreas de Interesse: História do Brasil (Império e Primeira República); Estado, Nação e Cidadania; Imprensa, Idéias e Movimentos Políticos

Projetos de pesquisa em andamento:

A facção áulica no Primeiro Reinado: imprensa, nação e política no Rio de Janeiro (1824-1831)

O movimento associativo regencial: sociabilidade, política e cidadania na Corte Imperial

Panfletos políticos da Independência do Brasil (1820-1823)