Atividades Complementares (200 horas) – Fique atento!

São consideradas Atividades Acadêmicas Complementares, todas as atividades de natureza acadêmica, científica, artística e cultural que buscam a integração entre a graduação, a pesquisa e a extensão e que não estão  compreendidas nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas
obrigatórias ou optativas do currículo pleno. Desta forma, representam um instrumento válido para o aprimoramento da formação básica, constituindo elementos enriquecedores e implementadores do próprio perfil do profissional e da formação cidadã.

As Atividades Acadêmicas Complementares, integrantes do currículo pleno do curso de graduação em engenharia química da UFRRJ, correspondem a 200 (duzentas) horas. A carga horária atribuída pode ser cumprida pelo aluno durante todo o curso de graduação. A Deliberação Nº 78 de 05 de Outubro de 2007 estabelece os requisitos e limites para o aproveitamento e cômputo de carga horária.

O cadastro das atividades acadêmicas complementares devem ser feita pelos alunos no SIGAA.