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Arquitetura e Urbanismo

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

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LABCON – Laboratório de Conforto Ambiental

Postado em 23 de janeiro de 2017

O Laboratório de Conforto Ambiental possui os equipamentos necessários para o desenvolvimento de experimentos e estudos de técnicas de controle ambiental, envolvendo condições de temperatura, ventilação, insolação, iluminação e acústica capazes de afetar o ambiente natural, urbano e edificado.

Este laboratório propicia aos discentes e docentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo o acesso à informações e orientações que lhes permitam experimentar e até desenvolver, instrumentos necessários ao correto agenciamento ambiental das edificações. Em última análise, permite implementar a avaliação continuada para o estabelecimento das bases didático-pedagógicas e de instrumental especializado na área de Conforto no Ambiente Construído.

Como objetivos específicos do referido laboratório destacam-se as seguintes metas:

– propiciar aos estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo os conhecimentos práticos das técnicas de conforto ambiental, por meio de experimentos e estudos, envolvendo o controle de temperatura, ventilação, insolação, iluminação e acústica;

– oferecer aos docentes e discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo os meios necessários ao desenvolvimento de pesquisas científicas, bem como o acesso dos mesmos às informações que permitam criar, experimentar e aperfeiçoar os instrumentos necessários ao controle ambiental de uma edificação;

– desenvolver a avaliação continuada para o estabelecimento das bases didático-pedagógicas e de instrumental especializado na área de Conforto no Ambiente Construído.

Com a finalidade de atender prioritariamente ao ensino de graduação, a montagem do LABCON visa satisfazer integralmente os módulos didáticos experimentais previstos nas disciplinas de Conforto Ambiental I, II e III, disciplinas estas compostas por dois créditos práticos cada.

Os módulos didático-experimentais a serem desenvolvidos no Laboratório de Conforto Ambiental têm como proposta principal propiciar aos estudantes a análise dos principais fatores condicionantes do comportamento ambiental das edificações, podendo ser definidos e detalhados através das seguintes atividades práticas:

  • Avaliação das condições de conforto térmico nos edifícios: consiste no acesso aos instrumentos e técnicas que permitem a medição das principais variáveis físicas do ambiente, ou sejam: temperatura, umidade relativa e velocidade do ar, bem como intensidade de radiação solar, que associadas aos níveis de vestimenta e de atividade física, possibilitem a verificação do nível de conforto térmico do ambiente analisado, sendo esta verificação efetuada, principalmente por meio de índices de conforto;
  • Avaliação do desempenho térmico de componentes construtivos: consiste em um conjunto de exercícios que visam avaliar, experimentalmente, o impacto térmico produzido por diferentes propriedades físicas dos materiais, tais como, absortância, reflectância, transmitância e condutibilidade térmica, bem como, densidade, calor específico etc.; medir a resistência oferecida à passagem do calor através de diferentes tipologias de fechamentos opacos e transparentes; medir a resistência oferecida à passagem do ar através de diferentes tipologias de fechamentos de aberturas (cobogós, venezianas, janelas, etc.); medir a intensidade e distribuição do fluxo de ar em ambientes internos, com diferentes condições de incidência de vento, com objetivo de analisar a influência dos elementos arquitetônicos sobre o movimento do ar interno;
  •  A radiação solar e a geometria do ambiente construído: consiste no conjunto de exercícios que objetivam simular a insolação por meio do solarscópio, para visualizar a geometria do movimento aparente do Sol em modelos físicos em escala reduzida; usar modelos em escala reduzida para o estudo da incidência da radiação solar em edificações visando analisar o estudo de estruturas de proteção; estudar o mascaramento produzido pelo entorno em um determinado sítio, visando determinar a obstrução produzida na abóbada celeste devido ao obstáculo existente no entorno; projetar e analisar diferentes configurações de máscaras protetoras de radiação solar, bem como estudar outras características das aberturas, tais como, ventilação, iluminação natural, visão exterior, privacidade, estética, entre outras; calcular e medir a intensidade de radiação solar que atinge o envelope construído sob diversos ângulos de incidência de raios solares.
  •  Avaliação das condições de iluminação no ambiente construído: consiste em um conjunto de exercícios que possibilitem a avaliação das condições de iluminação das edificações, através das seguintes medições: dos níveis de iluminação internos e externos para o cálculo da disponibilidade de luz externa e da distribuição interna de luz; do fator de luz natural para diferentes tipos de aberturas; das luminâncias, para avaliar a proporção, medir a temperatura de cor de diferentes tipos de luz, avaliar a qualidade de reprodução de cores, avaliar a iluminação espacial e escalar e do vetor iluminação;
  • Avaliação das condições acústicas e controle do ruído: consiste no seguinte grupo de exercícios práticos: medir o som, o ruído em ambientes internos (ruído de fundo) e em ambientes externos (tráfego, obras, etc.); determinar as curvas de ruído e a medição de som por bandas de freqüência; demonstrar o isolamento acústico de materiais e dispositivos de eração de som para medição do tempo de reverberação; registrar o dacaimento sonoro, determinando experimentalmente o tempo de reverberação das salas.

 

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