A Iniciação Científica busca inserir os alunos em grupos/linhas de pesquisa bem como proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, estimular o desenvolvimento do pensar cientifico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Os programas têm como principal objetivo o incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, e a orientação individual e continuada por pesquisador qualificado.
O aluno de iniciação científica auxilia os professores nas pesquisas científicas e tecnológicas e em programas de cooperação técnico-científica, desenvolvidos com outras instituições. São projetos, que visam, de uma forma ou outra, transformar a sociedade.
O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa ou sem bolsa.
Os Programas de Iniciação Científica compreendem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação – PIBITI e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af). As bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas à UFRRJ em forma de cotas. A Pró-Reitoria de Pesquisa Pós Graduação é o órgão responsável pela administração e distribuição das bolsas, por meio do Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP. Os editais são disponibilizados na página da UFRRJ, no 1o semestre do ano letivo.
No Programa de Iniciação Científica Voluntária as pesquisas são desenvolvidas sem bolsa. A Pró-Reitoria de Pesquisa Pós Graduação é o órgão responsável por sua administração, por meio do Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP. Os editais são disponibilizados na página da UFRRJ.
Para informações mais detalhadas, acesse:
PROPPG – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
As bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológicas (IT) são solicitadas diretamente à FAPERJ. A solicitação deve ser encaminhada em formulário próprio de acordo com o calendário da FAPERJ.
Para mais informações sobre essa modalidade de bolsa, acesse:
FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
“Como podemos fazer um Parque Ibirapuera melhor para os usuários diários e visitantes esporádicos?” Esta é pergunta central do 33º Concurso … leia mais
A prova foi aplicada neste domingo (24) para avaliar cerca de 9 mil cursos de 29 graduações – 23 bacharelados … leia mais
Nos dias 29 e 30 de outubro de 2019, Brasília recebeu o Seminário Internacional “O BIM na prática: experiências aplicadas … leia mais