IC-1332b – Tópicos Especiais : Química Bioinorgânica

4 créditos 60 horas teoricas

Objetivos
Abordar o papel dos metais, das principais metaloproteínas e metaloenzimas nos sistemas biológicos. Mostrar os principais complexos metálicos aplicados na medicina, tanto em terapia como diagnóstico, seus alvos biológicos, mecanismos de ação e avanços recentes.

Ementa
Introdução ao estudo das metaloproteínas e à homeostase dos íons metálicos; bem como doenças correlacionadas e toxicidade dos diferentes íons metálicos. Metais em medicina: estudo dos complexos metálicos para o tratamento de doenças e complexos metálicos utilizados para diagnóstico clínico.

Conteúdo Programático
1. Introdução ao estudo dos íons metálicos no metabolismo celular
1.1. Estrutura das metaloproteínas, grupos prostéticos e cofatores enzimáticos
1.2. Importância das principais metaloproteínas no metabolismo celular
1.3. Erros inatos do metabolismo associados a metaloproteínas
2. Homeostase dos íons dos metais essenciais e não-essenciais
2.1. Metabolismo do ferro, cobre e outros íons de metais essenciais
2.2. Reações de Fenton e a geração de radicais livres
2.3. Toxicidade de cádmio, cromoVI e outros íons de metais não-essenciais
3. Complexos de Platina na terapia do câncer
3.1. Mecanismo de ação da cisplatina
3.2. Mecanismos de resistência associados à cisplatina
3.3. Complexos de 2a e 3a gerações
4. Novas estratégias na obtenção de complexos metálicos antitumorais
4.1. Complexos de Platina não-tradicionais
4.2. Complexos não baseados em Platina
4.3. Complexos metálicos não clássicos: Au, Gd, Ga, entre outros.
4.4. Obtenção de pró-fármacos: complexos de CoIII, PtIV, RuII, metaloporfirinas, etc.
5. Complexos metálicos no tratamento de outras doenças
5.1. Ferroquina e análogos no tratamento da malária
5.2. Antimoniais no tratamento de Leishmaniose
5.3. Complexos de ouro (artrite), vanádio (diabetes), rutênio (Alzheimer), etc.
6. Complexos metálicos como agentes de diagnóstico
6.1. Complexos como agentes de imagem
6.2. Complexos teranósticos

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, com recursos didáticos diversos (quadro/giz, data show, multimídia e computadores). Os alunos serão avaliados com seminários individuais e trabalhos individuais ou em grupos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1) Nelson, Devis. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
2) Kraatz, H.; Metzler-Nolte, N. Concepts and Models in Bioinorganic Chemistry. John Wiley & Sons, 2006.
2) Roat-Malone, Bioinorganic Chemistry: a short course. John Wiley & Sons, 2002.
3) Miessler, G. L., Tarr, D. A. “Química Inorgânica”; 5th Ed. New Jersey, Pearson, 2014.
4) Artigos de periódicos especializados de circulação internacional.

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