Diana Ramos de Oliveira

Categoria: Permanente

E-mail: dianaramos@ufrrj.br

Instituição: UFRRJ

Linha: Processos Psicossociais e Coletivos

Redes Sociais: https://www.instagram.com/diana_ramos_oliveira e https://www.instagram.com/propsics.ufrrj

Projetos de pesquisa:

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Cognição Social, Identidade social/ étnica, Estereótipos, Preconceito, Relações intergrupais, Intervenção psicossocial, Bem-estar, Autoestima, Emoção intergrupal- Schadenfreude e Saúde mental em grupos étnicos e minoritários. 

Projeto: Saúde Mental dos Estudantes de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): Um estudo epidemiológico de réplica

Este projeto proposto pelo grupo de pesquisa Processos Psicossociais Cognição Social – PROPSICS, coloca em destaque um dos processos da Cognição Social a percepção de discriminação, compreendendo que nas relações interpessoais a discriminação racial/étnica é um fator de risco para o baixo bem-estar psicológico, incluindo sintomas de depressão. Pesquisas já sugerem que mudanças na cognição social, incluindo esquemas relacionais sobre o self facilitam a navegação no mundo social, podendo ser um mecanismo subjacente à relação entre exposição à discriminação e sofrimento psicológico. Assim sendo, entre outras variáveis se tratará de averiguar ansiedade, depressão, comportamento sexual de risco, estresse percebido entre outras, visando conhecer como os universitários percebem estas relações na universidade, ademais dos impactos na sua saúde mental.O projeto tem por objetivo desenvolver um diagnóstico epidemiológico da saúde mental e de seus determinantes sociais entre estudantes de graduação da UFRRJ. A pesquisa será um estudo de réplica numa abordagem quantitativa, de natureza observacional do tipo transversal do estudo multicêntrico original coordenado pelos Profs. Dr. Lauro Demenech (FURG) e Dra. Sandra Brignol (UFF).