Sobre o processo seletivo

Qual o período de abertura do edital para o processo seletivo?

Normalmente, o edital é divulgado em abril ou maio, tendo apenas uma entrada por ano.

Como é o processo seletivo para a entrada no Programa em Psicologia?

A seleção tem sido feita em quatro etapas: Análise do pré-projeto de pesquisa (eliminatória), Análise do Lattes (classificatória), Arguição oral (eliminatória) e Prova de língua estrangeira (inglês, francês, ou espanhol). Entretanto, os procedimentos atualizados serão divulgados no edital do ano vigente e poderão ser consultados no site do PPGPSI (https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgpsi/)

Onde eu posso conhecer melhor sobre os projetos e linhas de pesquisas dos docentes do PPGPSI?

Você poderá acessar o curriculo lattes de cada docente, ou acessar este link da nossa página: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgpsi/corpo-docente/

Quem pode se inscrever no processo seletivo?

I) Candidatos(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as) portadores(as) de diploma de graduação plena em instituição de ensino superior cujo curso seja reconhecido pelo MEC.

II) Candidatos(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as) portadores(as) de diploma de graduação plena em instituição estrangeira devidamente convalidado por instituição de ensino superior brasileira reconhecida pelo MEC, de acordo com as normas legais.

III) Candidatos(as) concluintes de curso de graduação para o primeiro semestre de 2020, desde que enviem no ato da inscrição uma declaração assinada e carimbada da respectiva Coordenação de Curso acerca da previsão de colação de grau em tempo hábil para a efetivação de matrícula no Curso de Mestrado no período estipulado no item 4.1.

IV) Toda documentação, incluindo o currículo com comprovação, deve ser digitalizada em formato PDF.

V) Os funcionários da UFRRJ que preencham os itens de I a IV deverão, caso queiram, no ato da inscrição informar que estão concorrendo às duas vagas destinadas a esse público, inserindo a documento comprobatório de vínculo com a instituição no ato da inscrição. Não realizando esse procedimento, esse candidato estará concorrendo exclusivamente às demais vagas do processo seletivo.

Quais os documentos necessários para a inscrição?

I) Formulário de inscrição disponível no SIGAA/UFRRJ

II) Foto recente 3X4.

III) Pré-Projeto, conforme estabelecido no edital.

IV) Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso), do certificado de conclusão ou da declaração da coordenação do respectivo curso com a previsão da data de colação de grau em tempo hábil para a efetivação da matrícula no Curso de Mestrado.

IV-2) Para o doutorado: Cópia do Diploma de Mestrado (frente e verso) ou declaração da coordenação do respectivo curso de Mestrado com a previsão da data de colação de grau em tempo hábil para a efetivação da matrícula no Curso de Doutorado.

V) Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação e do Mestrado (para o doutorado). Ambos em frente e verso.

VI) Currículo Lattes (disponível para preenchimento no endereço http://lattes.cnpq.br, com os respectivos comprovantes anexos). Em hipótese alguma será aceito outro modelo de apresentação do currículo. Os comprovantes sem branco ou corrompidos não serão aceitos pela Comissão de Seleção. É importante lembrar que os comprovantes do lattes devem ser enviados em apenas um único documento, caso contrário, o sistema não irá aceitar!

VII) Cópia de Documento de Identidade (frente e verso)

VIII) Cópia do CPF.

IX) Cópia do Título de Eleitor e cópia dos comprovantes da última votação ou certidão de quitação eleitoral.

X) Cópia do certificado de reservistas para candidatos do sexo masculino

XI) Guia de Recolhimento da União (GRU) e comprovante de pagamento da inscrição (disponível em: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp)

XII) Para os que solicitarem isenção da inscrição, esses candidatos devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Só será aceito como comprovante o documento original do Cadastro Único com número fornecido pelo Governo Federal.

XIII)     Comprovante de vínculo funcional com a UFRRJ para os que concorrem às vagas destinadas ao corpo técnico-administrativo da instituição.

Todos os documentos deverão ser enviados eletronicamente pelo SIGA! Nenhum documento será recebido via correios ou e-mail.

Posso entrar em contato com o professor que eu pretendo que venha a orientar o meu projeto de disssertação/tese?

Sim, os emails dos docentes estão disponibilizados nesta página: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgpsi/corpo-docente/

Para participar do processo seletivo, existe um modelo que eu possa utilizar para elaborar o pré-projeto?

O Pré-Projeto para concorrer à seleção deverá ter no máximo 15 (quinze) laudas, incluindo a capa e a bibliografia. Deve ser escrito em espaçamento 1,5 cm entre linhas, fonte Times New Roman 12, todas as margens 2,5cm, contemplando os seguintes itens:

a) Capa com o nome do(a) candidato(a), título do pré-projeto e indicação de dois docentes do PPGPSI/UFRJ por ordem de preferência para receber a orientação. A não indicação de ao menos um(a) docente como orientador(a) implica eliminação do candidato do processo seletivo.

b) Folha de Rosto apenas com o Título, Resumo de no máximo 10 (dez) linhas, palavras- chave

c)Problema e Justificativa da pesquisa;

d) Objetivos;

e) Referencial teórico;

f) Método: técnicas e procedimentos que serão adotados para tratar o assunto proposto;

g) Cronograma: o Plano de Trabalho deverá apresentar uma enumeração clara das etapas da pesquisa e o tempo estimado para sua realização, considerando o período máximo de 24 meses;

h) Referências bibliográficas: só devem ser incluídas referências citadas no texto do projeto. As citações e referências devem ser padronizadas segundo as normas da ABNT ou da APA.

Posso cursar o mestrado/doutorado concomitantemente a uma pós-graduação latu sensu (especialização)?

É uma determinação da UFRRJ o impedimento de o aluno ter duas matrículas ativas em instituições de ensino (seja pública ou privada) e o aluno deve apresentar uma declaração de não possuir outro vínculo institucional para se matricular.

Como é a prova de Proficiência em língua estrangeira?

A prova de língua estrangeira será realizada apenas pelos candidatos aprovados no processo seletivo e avaliará a capacidade de compreensão, de tradução e de interpretação de texto da área de Psicologia escrito na língua selecionada pelo candidato: Inglês, Francês ou Espanhol. Será permitido o uso de dicionários impressos.