Sobre a formação e conclusão

Quais atividades o aluno deve realizar para obter o título de mestre e doutor?

Durante o mestrado, o aluno deverá cursar no mínimo 360 horas, e no doutorado, 600 horas. As atividades são distribuídas entre disciplinas obrigatórias e eletivas, atividades acadêmicas, estágio em docência, participação em grupos de pesquisa, práticas complementares e dissertação.

Quais disciplinas o aluno deve cursar?

As disciplinas oferecidas pelo PPGPSI estão listadas em https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgpsi/estrutura-curricular/. No mestrado, um total mínimo de 420h, e eletivas mínimo de 60h. No doutorado, um total mínimo de 750h, e eletivas mínimo de 60h.

Há obrigatoriedade em comparecer nas aulas das disciplinas?

Sim. Para conclusão do curso, o discente deverá ter frequência mínima de 75% nas disciplinas.

Onde encontro informações sobre o comitê de ética da UFRRJ? E da Plataforma Brasil?

O CEP/UFRRJ informa que, temporariamente, não está recebendo processos para apreciação e avaliação de estudos e pesquisas que envolvem seres humanos. Os(as) pesquisadores devem submeter seus processos diretamente a Plataforma Brasil por meio do link <http://plataformabrasil.saude.gov.br>.
Para submeter os processos na Plataforma Brasil, o pesquisador deverá efetuar o seu cadastro no referido site. Para realizar o cadastro é necessário ter em mãos: Arquivo contendo a identidade (RG) digitalizado (frente e verso); Uma foto; Número do CPF e RG. Inicialmente, o novo usuário deve acessar o link <Cadastre-se> e seguir o trâmite de Cadastro de Usuário. Caso o pesquisador seja cadastrado basta, inserir <E-mail> e <Senha>.

O que é o estágio em docência?

O Estágio em Docência é uma das disciplinas oferecidas pelo PPGPSI/UFRRJ e tem por objetivo a preparação para a docência e a qualificação para o ensino em cursos de graduação. Caso o(a) aluno(a) do PPGPSI for docente de ensino superior, e comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência. Basta enviar a documentação comprobatória (contracheque, carteira de trabalho, declaração etc.) para o e-mail da coordenação, bem como o “de acordo” do(a) orientador(a), e será isento desta atividade.

Lembrando que as atividades do Estágio em Docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do(a) pós-graduando(a) e ao final de cada uma delas, deverá ser elaborado um relatório do estágio enviado ao orientador(a), onde o mesmo irá assinar. Posteriormente, o(a) discente e/ou o(a) orientador(a) deverá enviar para o e-mail da coordenação do PPGPSI, que irá registrar no SIGAA, para que seja contabilizado no histórico.

Acesse aqui para ver o modelo do relatório do estágio em docência: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgpsi/modelo-de-relatorio-de-estagio/

O que é um exame de qualificação? Quando ocorre?

O Exame de Qualificação para o Mestrado e Doutorado constará da apresentação pelo discente do seu projeto de Dissertação/Tese a uma Comissão Examinadora com o objetivo de avaliar e qualificar o projeto de pesquisa, bem como a capacidade do discente em sua consecução. Neste momento, serão avaliados a sua originalidade, os resultados parciais (quando disponíveis), a competência e o potencial do discente para conduzir pesquisas e seus conhecimentos gerais de ciência e pesquisa;

A comissão examinadora é composta por, pelo menos, três professores, de preferência dois professores da UFRRJ (sendo um deles o orientador) e um professor de outra instituição superior de ensino. No exame de qualificação, o mestrando ou o doutorando fará a apresentação por escrito e por defesa oral do projeto. As qualificações devem ser realizadas preferencialmente tão logo o aluno tenha cumprido os 12 (doze) primeiros meses de ingresso no PPGPSI, para o Curso de Mestrado e 24 (vinte e quatro) meses para o curso de Doutorado sendo esse prazo prorrogável por, no máximo, mais três meses, desde que haja solicitação prévia do orientador e do discente junto ao colegiado do PPGPSI.

Posso ter acesso a alguns trabalhos de conclusão?

Sim, na Plataforma Sucupira, você poderá consultar os trabalhos do ultimo quadriênio através desse link: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/listaTrabalhoConclusao.jsf

Qual é o prazo mínimo e máximo para a conclusão do curso?

Para mestrado, mínimo 18 meses e máximo 24 meses.

Para doutorado, mínimo 36 meses e máximo 48 meses.

Eu já fui aluno(a) do curso de mestrado do PPGPSI. Caso passe no processo seletivo para o doutorado, posso aproveitar as disciplinas obrigatórias e eletivas do PPGPSI?

Sim, sendo necessário cursar todas as disciplinas de Orientação (I a VIII) e Tópicos Avançados em Prática de Pesquisa (V a VIII), bem como a disciplina Prática e Produção Científica. Além disso, todas as disciplinas obrigatórias cursadas no mestrado do PPGPSI são aproveitadas e uma eletiva. De qualquer modo, o aluno poderá cursar outras disciplinas obrigatórias e eletivas, caso o orientador e o aluno(a) julguem necessários.

Como fazer a ficha catalográfica da dissertação/tese?

As informações podem ser obtidas através deste link: https://institucional.ufrrj.br/biblioteca/produtos-e-servicos/ficha-catalografica/

Quais os documentos necessários para solicitação de diploma?

I – Para solicitar o diploma, o discente deverá cumprir as exigências do Regimento Interno do programa, do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação e do Manual de instruções para organização e apresentação de dissertações e teses na UFRRJ;

O arquivo postado no sigaa da tese/dissertação deve estar com as devidas assinaturas eletrônicas na folha de aprovação, com a ficha catalográfica correta e com a citação de apoio da CAPES, instituída através da Portaria nº 206, de 04/09/2018, é obrigatória para todos os alunos, sem exceção (bolsistas e não bolsistas dos cursos acadêmicos e profissionais), e deve constar na folha da ficha catalográfica ou nos agradecimentos da tese/dissertação.

O texto da citação é: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.”                  *    Este texto não pode ser alterado.

* *Foi suspensa a obrigatoriedade da entrega de exemplar impresso de dissertações e teses para a concessão do diploma aos concluintes que defenderam a partir de 01o de março de 2023.Para os concluintes que defenderam antes de 01o de março de 2023, a entrega do exemplar impresso na Biblioteca Central pelo PPG torna-se opcional. PORTARIA No 2 / 2023 – PROPPG (12.28.01.18);

II – O discente, orientador(a) e a coordenação deverão realizar até o 9º Passo dos acompanhamentos dos procedimentos após defesa no SIGAA;

III – O aluno deverá enviar, por e-mail e em pdf, o termo emitido no sigaa (portal do discente na aba Ensino – Produções Acadêmicas – Termo de Autorização). Após, a secretaria irá cadastrar no sistema a autorização para publicação eletrônica na biblioteca digital da UFRRJ,

IV – O aluno deverá solicitar o nada consta da biblioteca (solicitado por bibliot@ufrrj.br) e enviá-lo ao PPGSPI.

V – O aluno deverá enviar ao PPGPSI, por e-mail, o comprovante de submissão do artigo produzido.

A ausência de qualquer um dos documentos acima listados inviabiliza a finalização do curso.

A página eletrônica da secretaria acadêmica da PROPPG já se encontra com os novas orientações: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/secretaria-academica-2/documentos-e-informacoes-importantes/

Quanto tempo leva para o diploma ser emitido?

Após a entrega da documentação, o aluno poderá acompanhar o processo através do SIGAA ou entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação até o prazo máximo informado pelo órgão, que é de até 60 (sessenta) dias, a contar da data de solicitação de homologação.

Como posso saber se meu diploma está pronto? E como faço para retirá-lo?

A Secretaria Acadêmica tem o prazo de até 30 (trinta) dias corridos para expedir o diploma/certificado. Para os diplomas, o prazo é contado a partir da execução dos procedimentos pela coordenação/secretaria do programa de pós-graduação. Para os certificados, o prazo é contado a partir da aprovação do Relatório Final do curso pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

O discente deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica através dos e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com para verificar se o diploma/certificado está pronto.

No caso dos discentes do SIGAA, quando o processo de homologação da dissertação/tese passar ao status de “Arquivado”, significa que o diploma está pronto e poderá ser retirado conforme orientação a seguir.

O diploma/certificado deverá ser retirado na sala 115 do Pavilhão Central (P1), em Seropédica, no horário de funcionamento do setor. O histórico oficial é o do SIGAA e o aluno pode obtê-lo acessando o Portal do Discente, aba Ensino – Emitir Histórico. Para retirar o diploma/certificado, o aluno deverá trazer documento original de identificação oficial com foto. Outra pessoa que venha em seu lugar, deverá vir com procuração simples com assinatura autenticada em cartório ou assinatura eletrônica do Gov.br, a procuração deve ser original. O procurador deverá trazer documento original de identificação oficial com foto dele. A procuração ficará retida em nosso setor. Servidor público da UFRRJ não pode atuar como procurador (Lei Federal nº 8.112/90, art. 117, inciso XI). Os modelos de procuração podem ser encontrados no Menu “Documentos e Informações Importantes” ou podem ser solicitados à Secretaria Acadêmica por e-mail. O diploma/certificado não deve ser plastificado. Não enviamos documentos pelos correios.

Passei no processo seletivo para o doutorado de outro programa. Posso solicitar uma declaração ou comprovante a proficiência para a secretaria a partir da aprovação da prova de língua estrangeira do mestrado realizada no PPGPSI?

Não. O aluno deverá utilizar o histórico gerado pelo SIGAA.