Jaqueline Rocha Borges dos Santos

Linha: Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade

Redes Sociais: https://www.instagram.com/dhsauderural/

Projetos de pesquisa:

Tem interesse em estudos que envolvem Direitos Humanos, Saúde Mental e Estigma Social, entrelaçados com o uso de substâncias psicoativas, como: álcool, maconha, cocaína e medicamentos que causam dependência ou são utilizados ao sofrimento psíquico. Por essa razão, coordena projetos com essas temáticas, construídos de maneira interprofissional nos níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário). Nesse contexto, trabalhos em Rede de Atenção Psicossocial, cenário acadêmico e ensino médio são desenvolvidos. Por fim, atua em projeto que estuda o uso terapêutico de cannabis, com abordagem psicossocial e clínica.

Projeto: Levantamento sobre a aplicação da redução de danos junto aos estudantes universitários usuários de maconha e álcool
 A implantação da Política de Redução de Danos (PRD) é considerada essencial como aliada às Políticas de Saúde, em especial ao cenário de saúde mental. Nesse contexto, o uso de substâncias psicoativas assume um espaço importante de debate no contexto acadêmico, entrelaçado com processos de educação em saúde e a aplicabilidade de ações garantidas na PRD. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é estudar a adoção da redução de danos entre estudantes universitários na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), associada ao consumo de álcool e maconha. Para tanto, serão utilizados instrumentos como: Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) para triagem do envolvimento com fumo, álcool e outras drogas (em anexo); Drug-Taking Confidence Questionnaire (DTQC-8) – Álcool para a avaliação da cena de uso da pessoa no consumo de álcool (em anexo); Drug-Taking Confidence Questionnaire (DTQC-8) – Outras Drogas para avaliação da cena de uso da pessoa no consumo de maconha (em anexo); e Harm Reduction Self-Efficacy Questionnaire (HRSEQ) adaptado para avaliação do uso das medidas de redução de danos pelo próprio usuário, aplicados com pelo menos uma semana de diferença.
Projeto: Estudo observacional do uso compassivo do extrato de cannabis associado à farmacoterapia da doença de Parkinson
O propósito deste projeto é monitorar pacientes com a doença de Parkinson que utilizam óleo de cannabis, a partir de prescrição médica. Para tanto, os pacientes serão acompanhados mensalmente quanto à bioquímica clínica, ao cuidado farmacêutico e à análise do teor de THC e CBD do óleo de cannabis. Neste projeto, coordeno o subprojeto: Abordagem interdisciplinar para estigma social e uso compassivo de cannabis medicinal na doença de Parkinson. Este projeto está aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, registrado com CAAE número: 42087421.3.0000.5286.