Marcos Aguiar de Souza

Categoria: Permanente

E-mail: maguiarsouza@uol.com.br

Instituição: UFRJ

LinhaProcessos Psicossociais e Coletivos/ Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade

Projetos de pesquisa:

Tem interesse em técnicas de coleta e análise de dados, Construção e validação de instrumentos de medida, e em Psicologia Positiva aplicada às Organizações, particularmente no que se refere a investigações envolvendo psicologia em contextos de atuação militar e de segurança pública.

Projeto: Psicologia Positiva em contextos organizacionais: uma proposta de estudo em cognição social
Buscando uma nova forma de ver o ser humano, abandonando a tradição que tem estado presente na Psicologia, a Psicologia Positiva propõe uma enfase naqueles aspectos que podem ser considerados promotores de saúde bem estar e qualidade de vida no ser humano, em uma palavra, positivos. Tais variáveis são: autoestima, locus de controle, resiliência, felicidade, autoeficácia e consciência plena. A busa por instrumentos capazes de mensurar tais variáveis especificamente considerando o ambiente de trabalho [e um dos objetivos do projeto. Análise da influência de tais variáveis se dará tanto como variáveis independentes, considerando a influência sobre satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e envolvimento com o trabalho, como variáveis dependentes, considerando a influência que recebem da cultura e de outros aspectos organizacionais.
Projeto: A cognição social no estudo da Psicologia Positiva e do Meio ambiente: o papel da saúde e qualidade de vida sobre o comportamento proambiental
O estudo tem como objetivo investigar a relação entre o bem estar individual e a preocupação com o ambiente. Estudos iniciais têm indicado que, seguindo em uma hierarquia possível de ser construída, o indivíduo necessita possuir alguns antecedentes para demonstração de preocupação com a preservação do ambiente. Dentre tais antecedentes é possível identificar aquele conjunto de variáveis que estão dentro do contexto da Psicologia Positiva, como, autoestima, resiliência, mindfulness, felicidade, entre outras. Apesar de ainda incipiente na literatura, algumas evidências têm sido buscada por diferentes autores na defesa de tal argumento. É nesse sentido que no presente projeto busca-se investigar a influência da autoestima, mindfulness, resiliencia, felicidade e locus de controle sobre o comportamento pro-ambiental e a preocupação com a preservação do ambiente.
Projeto: Impacto da debilidade das normas nas organizações sobre a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e o desempenho organizacional: apresentando o conceito de Red tape e de Anomia Organizacional
O projeto visa o desenvolvimento de instrumentos para mensuração da existência de normas contraproducentes nas organizações (red tape) e da anomia organizacional. Objetiva também investigar variáveis que afetam a funcionalidade das normas nas organizações e variáveis que são afetadas pela existência de normas que trazem grande carga burocrática para a organização ou que já não são seguidas pelos trabalhadores.
Projeto: Avaliação Psicológica em Processo Seletivo nas Organizações: uma abordagem com base na Psicologia Baseada em Evidências no contexto das Academia Militar das Agulhas Negras
O Projeto se baseia em atividade de pesquisa relativa à implantação do Sistema de Avaliação Psicológica para admissão ao curso de formação de oficiais do Exército Brasileiro. O estudo tem como objetivo investigar: (1) Características psicométricas dos testes aplicados aos cadetes da AMAN; (2) estudo de validade externa dos testes utilizados em função de seu valor preditivo e da relação que apresenta com diferentes variáveis psicológicas, mensuradas com a utilização de escalas de mensuração disponíveis na literatura. O projeto tem como base as orientações da APA em relação a Psicologia Baseada em Evidências.
Projeto: Adaptabilidade ao Ensino Superior Universitário Militar: Implicações para o Sucesso Acadêmico e Militar.
O presente projeto tem como objetivo testar um modelo explicativo do sucesso acadêmico e militar de cadetes do Exército Português e da Academia Militar das Agulhas Negras, tratando-se, portanto, de um estudo comparativo Brasil / Portugal..