Infra-Estrutura

Laboratórios:

Laboratório de apoio ao diagnóstico em Patologia Clínica (LABVET/DMCV),

Laboratório de Viroses Veterinárias (DESP / DMIV),

Bacterioses (DESP / DMIV),

Micologia (DMIV),

Micotoxicologia (DMIV),

Doenças Parasitárias (DESP / Estação Experimental W.O. Neitz – DPA)

Laboratório de Anatomia Patológica e Histopatologia (Convênio – Projeto Saúde Animal (PSA) / UFRRJ).

Laboratório de Quimioterapia Experimental em Parasitologia Veterinária (LQEPV)

Laboratórios de sêmen e de embriões (Reprodução animal)

Laboratório de doenças da reprodução

Laboratório de Anatomia e Morfologia animal.

Hospital Veterinário, setores de grandes e pequenos animais,

O Setor de grandes animais conta com 12 baias de internação, uma baia de areia para manutenção de animais com afecções podais, 2 baias de suínos, 2 baias para isolamento, 4 piquetes, 3 áreas de capineira, área de 300 m² para manejo dos animais internados, bretes e troncos de contenção para bovinos e eqüinos;

O Setor de pequenos animais possui 3 salas de atendimento clínico, área para internação (canil e gatil) duas salas de cirurgia, sala de radiodiagnóstico, laboratórios, enfermaria, e instalações administrativas.

 

O Hospital Veterinário oferece os serviços de:

Serviço de cirurgia veterinária.

Serviço de dermatologia veterinária ,

Serviço de diagnóstico por imagem (radiologia, ultrassonografia e videoendoscopia)

Serviço de endocrinologia

Serviço de neurologia veterinária,

Serviço de odontologia veterinária.

Serviço de oftalmologia veterinária,

 

Áreas de Experimentação:

As pesquisas de campo, envolvendo animais de produção, podem ser realizadas em diversas instalações para experimentação:

Área experimental Convenio Embrapa – PSA,

Contamos para pesquisas de campo, com cerca de 30 ha em piquetes, oito baias para manutenção de animais de grande e médio porte e sala de necropsia. Uma área experimental com cerca de 12 ha de pastagens e capineiras, além de uma área de manejo com 4 baias cobertas e 8 baias abertas para alimentação, local para preparo de rações, banheiro e cozinha foi cedida ao Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária do Instituto de Veterinária e destinada ao desenvolvimento de pesquisas na área da saúde equina.

 

Estação experimental W.C. Neitz,

Possui dois estábulos para grandes animais, 18 baias, estábulo para pequenos animais com 24 baias, pocilga, instalação para coelhos com capacidade para 34 gaiolas, canil com dez boxes, área de isolamento com seis baias para animais de pequeno e médio porte e um setor para preparo de alimentos.

 

FAUR – Fazenda da Univ. Rural .

Contando com núcleos de criação de bovinos de corte e de leite, eqüinos (Mangalarga Marchador e Bretão Postier), caprinos, suínos, coelhos e aves, mantidos em uma área aproximada de 800 ha, possibilitam o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em diversas áreas.

Laboratório de Quimioterapia Experimental em Parasitologia Veterinária (LQEPV) administra um canil de experimentação com cerca de 150 cães da raça Beagle, os quais têm sido frequentemente utilizados em pesquisas dos docentes do CPGMV.

 

Laboratórios de sêmen e de embriões

Estes laboratórios possuem estrutura para experimentos na área da tecnologia de sêmen e de embriões das principais espécies de interesse zootécnico (bovina, eqüina; suína, caprina, ovina, canina) além de apresentar condições para o desenvolvimento de experimentos na área da reprodução em animais de laboratório.

 

Biblioteca

O curso é atendido pela Biblioteca Central da UFRRJ que se encontra plenamente capacitada para fornecer todo o apoio referente à busca e acesso a livros e bibliotecas virtuais. Nos últimos anos, a biblioteca recebeu recursos para melhoria física e aquisição de novos títulos e periódicos, além de ampliação de mais pontos de acesso à internet, criação de bancada para instalação de computadores para acesso público na divisão de periódicos, visando proporcionar condições que possibilitem a obtenção imediata de informações. Os discentes do curso têm ainda acesso aos acervos da biblioteca da Embrapa – PSA, Pesagro – Estação Experimental de Seropédica e da Fundação Oswaldo Cruz.

O Acesso às bibliotecas virtuais, é possibilitado através de pontos de acesso à internet nos departamentos, nas salas dos professores e nas salas de estudo e convivência dos discentes. Através do centro de processamento de dados (CPPD) e Coinfo (comissão de informática) da UFRRJ aos alunos do curso é possibilitada a criação de um e-mail institucional através do qual é possível acessar o portal de periódicos da capes em seus domicílios. Ademais, recentemente, a rede wi-fi foi ampliada no Instituto de Veterinária, permitindo ao aluno ter acesso a internet em todas as salas.

 

Recursos de Informática

O curso disponibiliza acesso a recursos de digitalização de imagem e multimídia aos discentes e docentes. Os estudantes dispõem de três computadores com acesso à internet e impressoras.A coordenação dispõe de dois computadores e dois lap tops equipados com gravador de DVD, scanner, impressora e acesso à internet.

 

Secretaria :

O Programa conta com uma secretaria especifica para os assuntos da pós-graduação, atualmente sem servidor.