PPGAO

Programa de Pós-graduação em Agricultura Orgânica

Eixo 4 – Serviços junto à sociedade, extensão, consultoria e assessoria às instituições

Etapa 1: identifique em qual tipo de produto ou processo tecnológico sua produção se enquadra:

• Produto bibliográfico/ Produto de Editoração

Artigo publicado em revista técnica; artigo em jornal ou revista de divulgação; resenha; organização de Livros, catálogos, coletâneas e enciclopédias; organização de revistas e anais (incluindo editoria e corpo editorial).

• Software/ Aplicativo/ Programa de Computador

Aplicativo voltado à assistência, educação, ensino e gestão. (Não se aplica: aquele código que não seja resultado de seu próprio trabalho e criação ou quando representar pequenas adaptações de programas já existentes, ou ainda não demonstrar aplicabilidade ou funcionalidades válidas.

• Base de Dados Técnico-Científica

Um conjunto de arquivos organizados de forma inter-relacionada que contém registros diversos, com o propósito de fornecer informações que sustentem pesquisas ou estudos. Essa coleção de dados deve ser armazenada em formato digital e disponibilizada em um servidor, devidamente cadastrado no sistema Sucupira. O formato de armazenamento pode variar, sendo preferencial o uso de planilhas eletrônicas ou bancos de dados.

• Relatório Técnico Conclusivo

Um relatório que descreve um projeto ou atividade específica, abrangendo desde a fase de planejamento até suas conclusões. Esse documento apresenta informações detalhadas sobre o desenvolvimento do projeto, destacando a importância e a relevância dos resultados obtidos. Além disso, analisa o impacto social, econômico e/ou a aplicação do conhecimento gerado durante o processo.

• Empresa ou Organização Social Inovadora

Criação de novas empresas ou organizações sociais fundamentadas em produtos, serviços, processos ou tecnologias desenvolvidas por estudantes e professores no âmbito do Programa. Somente as empresas que surgem a partir de pesquisas realizadas no Programa e que exploram os resultados obtidos podem ser consideradas. Empresas criadas antes da entrada dos alunos no Programa não estão abrangidas por esse contexto inovador.

• Norma ou Marco regulatório: Normas legislativas, procedimentais, marcos regulatórios

Os marcos regulatórios estabelecem as regras que governam tanto o setor público quanto o privado, normatizando sistemas, órgãos, serviços, instituições e empresas, por meio de mecanismos de regulação, compensação e penalidade. Marcos regulatórios são conjuntos de leis, normas e diretrizes que visam regular o funcionamento de serviços de utilidade pública prestados por agentes privados. As normas são mais abrangentes, podendo estabelecer desde princípios e diretrizes até regulamentação de procedimentos e ações, criando regras e penalidades.

• Manual ou protocolo

Manuais: Produção de material didático ou instrucional.

Protocolos: Processos ou técnicas padronizados

Etapa 2: após a identificação, preencha o formulário do Produto Técnico. Atenção: os formulários devem ser preenchidos pelos Discentes e revisados pelos Docentes Orientadores.

Acesse o formulário: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgao/files/2023/08/EIXO-4-Servicos-junto-a-sociedade-extensao-consultoria-e-assessoria-as-instituicoes.docx

Exemplo de formulário de Produto Técnico já preenchido:

Etapa 3: enviar o formulário preenchido e revisado para o email da Secretaria do PPGAO que entrará em contato com os autores para o encaminhamento do registro, podendo ser emitidos ISBN e/ou DOI.

Etapa 4: efetuar o registro da produção no Currículo Lattes:

Produto bibliográfico/ Produto de Editoração

Menu do Lattes: Produtos lançados no menu Educação e Popularização de C&T. Produções/Produção Bibliográfica/livro ou capítulo de livro. Produções/Produção Técnica/Editoração (para editoração e corpo editorial).

Software/ Aplicativo/ Programa de Computador

Menu do Lattes: Produções/Produção técnica/Programa de computador (computacional, multimídia, celular=outro)(sem registro) Patentes e Registros/Programa de Computador Registrado.

Base de Dados Técnico-Científico: Banco de dados de produtos biológicos, sistema de agravos de notificação

Menu do Lattes: Produções/Produção técnica/Outra produção técnica.

Relatório Técnico Conclusivo

Menu do Lattes: Produções/ Produção técnica/ Relatórios de pesquisa. Produções/ Produção técnica/ Assessoria e Consultoria. Produções/ Produção técnica/Trabalhos técnicos/ Relatório técnico.

Empresa ou Organização Social Inovadora

Menu do Lattes: Produções/Produção técnica/Assessoria e Consultoria.

Menu do Lattes: Produções/Produção técnica/ Processo ou técnica (analítica, instrumental, processual).

Manual ou protocolo

Menu do Lattes: Produções/ Produção técnica/ Desenvolvimento de material didático ou instrucional.
Menu do Lattes:
Produções/ Produção técnica/ Processo ou técnica (analítica, instrumental, processual).