Projetos de Extensão

Prof. Dra. Carla Vicente

Projeto: Plantão Psicológico On-line na UFRRJ – Acolhimento e prevenção

O Plantão Psicológico se constitui em uma prática de atendimento imediato dirigida a escuta clínica dos diversos sentidos do sofrimento psíquico em situação emergencial ou eventual. Neste momento acontecendo mediante inscrição e encontro virtual, devido a necessidade de afastamento social, condição sanitária imposta pela pandemia de COVID 19, desde abril de 2020. Nele se oferece escuta e acolhimento às pessoas em momentos de crises, ao considerar que uma escuta de qualidade pode facilitar o enfrentamento das dificuldades surgidas e evitar estados confusionais. O serviço pode ser compreendido como uma atividade de promoção de Saúde, funcionando como um modo de prevenção primária. O atendimento do plantão psicológico ocorre nas abordagem existencial-humanista e se destina a atender e acolher as pessoas que frequentam a UFRRJ ou moradores de Seropédica e estejam em situações emergenciais de sofrimento.

Projeto: Adaptação Acadêmica dos Estudantes da UFRRJ – HABITAR PSI

O projeto institucional “Habitar pSi” organiza e facilita grupos de vivência com alunos da UFRRJ, a fim de fornecer apoio psicológico à questões relacionadas com adaptação à vida universitária. Por se tratar de uma universidade que recebe um grande número de jovens estudantes, recém-saídos da casa parental para residir tanto no alojamento próprio, como em repúblicas nos arredores, o projeto objetiva auxiliar os participantes a  amadurecer e enfrentar a arrojada tarefa de resolver o “luto” pela adolescência perdida, pelo afastamento de parentes e amigos antigos e tornar-se adultos, se organizando com os novos graus de liberdade acessados, enquanto assumem a responsabilidade por se profissionalizar. Considerando que muitos alunos adoecem nesse processo, o que é causa de sentimento inadequação ao curso e/ou à universidade, levando a evasão ou a demora em concluir a graduação, o projeto Habitar pSi oferece espaços grupais de compartilhamento e suporte psicológico, facilitados por acadêmicos de psicologia, com supervisão da coordenadora do projeto, sob a perspectiva teórica fenomenologia existencial humanista e a metodologia vivencial de grupos psicoeducativos. A proposta é atuar preventivamente ou quando o sentimento de angústia começa a ocorrer. O aluno precisa aderir e frequentar o grupo voluntariamente. Há possibilidades de inscrições on-line a cada início de período.

 

 

Prof. Dra. Luciene Alves Miguez Naiff

Projeto: Quem conhece e respeita, não tem medo

Projeto de extensão voltado para o município de Seropédica e adjacências para trabalhar preconceito nas escolas.

 

 

Prof. Dra. Luciene Rocinholi

Projeto: Plantão Psicológico: Acolhimento e Prevenção

O Plantão Psicológico se constitui em uma prática de atendimento imediato dirigida a escuta clínica dos diversos sentidos do sofrimento psíquico em situação emergencial ou eventual. Nele se oferece escuta e acolhimento às pessoas em momentos de crises, ao considerar que uma escuta de qualidade pode facilitar o enfrentamento das dificuldades surgidas e evitar estados confusionais, estabelecidos por inúmeras situações. O plantão surgiu como uma prática da clínica contemporânea, que não visa substituir a psicoterapia, nem se trata de psicoterapia alternativa, breve ou triagem para outros serviços de encaminhamento. Embora receba o nome de plantão psicológico, não se destina ao atendimento de emergências psiquiátricas ou para pessoas em suicídio iminente, uma vez que algumas destas modalidades necessitam de equipes e atendimentos multidisciplinares de suporte. O serviço pode ser compreendido como uma atividade de promoção de Saúde, funcionando como um modo de prevenção primária. O atendimento na modalidade de plantão psicológico iniciou-se numa abordagem existencialista, entretanto pode ser realizado também na abordagem transdisciplinar. Desta maneira, os objetivos deste projeto estão divididos em pesquisa e extensão e pretendem: realizar e analisar a prática do plantão psicológico no atendimento e acolhimento as pessoas que frequentam a UFRRJ ou os espaços públicos da cidade de Seropédica, e estejam em situações emergenciais de sofrimento, e ainda possibilitar aos alunos do curso de Psicologia da UFRRJ a realização do plantão como prática psicológica nas abordagens Existencialista e Transdisciplinar. Poderá receber atendimento qualquer pessoa pertencente a Comunidade da UFRRJ (alunos, funcionários, professores e frequentadores esporádicos) e ou a população de Seropédica que procurar o serviço com demandas urgentes. O atendimento no plantão, seja individual ou para grupos, será realizado nos espaços sociais da Universidade (nas varandas dos institutos ou debaixo de árvores) e em praças públicas da cidade, utilizando cadeiras ou bancos. Os plantonistas serão alunos do curso de Psicologia da UFRRJ, a partir do terceiro período, cursando os Estágios Básicos ou Supervisionados da grade curricular obrigatória. Ao final do atendimento, fichas dos clientes serão preenchidas com os dados de idade, instituto e curso, para quantificação dos atendimentos e será solicitada a assinatura do Termo de consentimento livre e esclarecido. Será confeccionado um diário de bordo com o relato do atendimento para discussão, reflexão e análise das demandas dos indivíduos no enfrentamento da vida. Esperamos que a oferta do plantão psicológico alcance a proposta de promoção de saúde mental e viabilize a qualificação de alunos de graduação vinculados ao Curso de Psicologia da UFRRJ.

Projeto: Estar no mundo: O adolescente em foco

A adolescência é um período em que o jovem passa por inúmeras mudanças, que acontecem de modo rápido e breve. O adolescente precisa elaborar seu luto pela perda da infância, dos pais da infância e do corpo infantil, ao mesmo tempo que constrói sua identidade adulta, na qual a confrontação dos pais e das figuras de autoridade, os leva a se identificar com seus pares, que quase sempre estão na mesma situação confusa de identidade e por vezes até compondo estatísticas de risco e vulnerabilidade social. O processo de intervenção psicoeducativa e psicoterapêutica sobre a construção de identidade do adolescente realizada em grupo, permite a ampliação da consciência de si mesmo, capaz de auxiliar a conquistar atributos que favorecem o bem-estar e saúde mental para a entrada na vida adulta e o cumprimento de seu papel social como sujeito social, que faz escolhas de vida e ocupação. Neste sentido, o adolescente que tem a oportunidade de passar por um processo de intervenção durante os anos finais da adolescência, momento das decisivas escolhas para a consolidação da identidade, pode refletir e se informar melhor sobre as possibilidades para si, e assim escolher de maneira mais assertiva. Desta forma, o objetivo deste projeto será proporcionar a participação em trabalhos psicoeducativo e psicoterapêutico em grupo e/ou individual, aos alunos dos cursos do CTUR, bem como fornecer aos alunos de graduação em Psicologia a possibilidade de realizar atendimento grupal e individual, com a supervisão de um profissional competente. Para isso serão utilizados dois modos de intervenção coletiva e ainda intervenções individuais, caso se justifiquem. As intervenções psicoeducativas terão como foco inicial as escolhas profissionais e a elaboração de projetos de vida, integrados com a identidade do adolescente e com suas inclinações e decisões para o cotidiano e entrada na vida adulta. Elas ocorrerão em 8 sessões previamente definidas, nas quais haverão técnicas de dinâmica de grupo e desenvolvimento pessoal. Espera-se que os trabalhos psicoeducativo e psicoterapêutico em grupo e/ou individual favoreçam o bem-estar e a saúde dos adolescentes e lhes garantam formas individuais e proveitosas de estar no mundo, bem como viabilize a qualificação de alunos de graduação vinculados ao Curso de Psicologia da UFRRJ.

 

 

Prof. Dra. Rosane Braga Melo

Projeto: Oficinas de leitura e de escrita

O Projeto de Extensão Oficinas de leitura e de escrita tem por objetivo discutir formas de descrever e desenvolver as habilidades de leitura e de escrita junto aos professores dos anos iniciais da educação básica no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente/CAIC Paulo Dacorso Filho, Convênio UFRRJ. O presente Projeto tem como proposta a formação continuada dos professores que trabalham com os anos iniciais da escolarização, a quem a prática de sala de aula afeta e é afetada pela aquisição do sistema convencional de escrita. O presente Projeto integra o Grupo de Pesquisa do CNPq ?O aprendizado da língua escrita e suas dificuldades?. As atividades realizadas nas Oficinas subsidiaram a proposta do Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional, e discussões mais ampliadas sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita para além dos anos iniciais do Ensino Fundamental.