Competências e habilidades principais na ênfase “Psicologia e Processos Educativos”:

 

– Atuar junto à educação formal e informal, participando da elaboração de planos referentes ao sistema educacional;

– Colaborar com os educadores, fornecendo-lhes conhecimentos de Psicologia úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis;

– Desenvolver trabalhos com educadores, pais e alunos, buscando explicitar e superar entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes;

– Elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor/aluno, em situações escolares específicas, visando implementar metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento;

– Atuar em programas do sistema sócio-educativo destinados ao acompanhamento de adolescentes e familiares no cumprimento das medidas sócio-educativas determinadas pelo Poder Judiciário, desenvolvendo ações que previnam a reincidência na prática do ato infracional;

– Atuar em programas de orientação profissional para diferentes faixas etárias, oferecendo desde orientações para a escolha da profissão até acompanhamento para o re-direcionamento profissional;

– Atuar em programas que visem à prevenção da violência e o envolvimento infracional de crianças e jovens, organizando e supervisionando atividades educativas, sociais e recreativas em centros comunitários;

– Participar de programas visando à melhoria do meio ambiente físico e social, dos equipamentos sociais que atendem a comunidade em atividades relacionadas a processos educativos;

– Participar da elaboração de programas que visem à melhoria de relacionamento entre diferentes grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais e culturais;

– Realizar pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento teórico e aplicado, no âmbito da educação.