Apresentação

Denominação do Curso: Geografia
Tipo: Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia
Modalidade: Presencial
Local: Campus Sede – Seropédica – IA (Departamento de Geociências)
Total de Vagas: 40 vagas
Carga Horária: Bacharelado: 3.715 H e Licenciatura Plena:3.655 H
Funcionamento: Vespertino (13:00 H – 18:00H)
Duração do Curso: Mínimo 8 períodos / Máximo 16 períodos
Projetos Pedagógicos: BachareladoLicenciatura

 

A criação do curso de Geografia e seu contexto:

Criado em 2009, o curso de Geografia está completando 10 anos e orgulha-se em já ter formado muitos ex-alunos hoje atuantes no mercado de trabalho, seja como professores das redes públicas e privadas de ensino,  seja como profissionais que atuam em órgãos públicos ou instituições privadas, além de organizações não governamentais, trabalhando  em diversos campos de pesquisa e/ou prestação de serviços técnicos.

O curso começou a ser gestado no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) lançado em 2003 e oficialmente instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, como uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) implementado durante os governos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Vana Rousseff.

Por estar localizado na região metropolitana do município do Rio de Janeiro, o curso de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no campus de Seropédica, veio preencher uma lacuna da demanda de formação superior de profissionais geógrafos nas áreas de influência da UFRRJ, quais sejam os municípios do extremo oeste da Baixada Fluminense, além de outros municípios próximos.

Atualmente o curso forma em duas habilitações: licenciatura e bacharelado, que os alunos escolhem a partir do terceiro período do curso; mas a UFRRJ oferece a oportunidade a todos os formados em uma habilitação, a requisição de reingresso automático para finalizar a segunda habilitação.

Com uma grade rica e diversificada, constando com disciplinas oferecidas pelo Departamento de Geografia e outros Departamentos, como os de Teoria e Planejamento de Ensino, Geociências, Psicologia, Ciências Sociais, Departamento de Desenvolvimento Agricultura e Sociedade, Solos, Fitotecnia, Matemática, Física, Química e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; além de outros Departamentos que oferecem disciplinas optativas do curso ou de livre escolha dos alunos.

Com seus professores envolvidos em diversos Projetos de Iniciação Científica e programas tais como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID),  Programa de Residência Pedagógica (RP), além  de Projetos de Extensão, dentre outras iniciativas (com várias possibilidade de oferta de bolsas de estudos) o curso oferece oportunidades de estímulo à formação de pesquisadores e professores atuantes e atualizados, que desde cedo constroem currículos que oportunizam melhores inserções no mercado de trabalho e/ou na continuidade de estudos de pós-graduação.

Objetivos do Curso

Licenciatura: Formar professores com olhar arguto e crítico sobre as diversas dimensões do espaço geográfico, com uma excelente formação progressista, humanística, científica e pedagógica. Um profissional capaz de atuar tanto em sala de aula, despertando em seus alunos o interesse sobre as diversas temáticas geográficas desenvolvidas ao longo de todo o Ensino Básico; quanto ao profissional da educação que pensa a importância da inserção de conteúdos geográficos nas políticas públicas da educação em seus diferentes âmbitos,  sobretudo na formação de cidadãos pró-ativos,  com consciência para pensar o espaço geográfico em todas as suas dimensões (veja aqui o Projeto Político Curricular da Licenciatura em Geografia e a matriz curricular).

Bacharelado: Formar profissionais qualificados teórica, técnica e instrumentalmente para atuar na gestão dos espaços públicos, para pensar políticas públicas sustentáveis de estruturação e/ou reestruturação política, econômica, ambiental e social, com o objetivo de garantir a justiça social, econômica e ambiental, a qualidade de vida, a equidade e um mundo  onde todos tenham garantidos o seu bem-estar. No desenvolver de suas ações, o profissional deverá atuar eticamente, tendo como foco o bem comum, a qualidade de vida e o respeito às alteridades (veja aqui o Projeto Político Curricular do Bacharelado em Geografia e a matriz curricular).

Principais Linhas De Pesquisa

História e Epistemologia da Geografia; Geo-História; Geografia Regional; Geografia Política do Mundo Contemporâneo;  Estudos Territoriais e Políticas Públicas; Geografia Econômica e da Indústria, Reestruturação territorial-produtiva e Questão Ambiental Contemporânea; Geografia Urbana; Teoria Crítica;  Migrações Internas e Internacionais; Geografia Humana, Geografia da População, Mobilidade Populacional Geografia Agrária; Pequena Produção; Agrossistemas e Bacias Hidrográficas; Cartografia Digital, Sistemas de Informações Geográficos; Geoprocessamento; Resposta a Desastres Naturais; Sensoriamento Remoto, Geoecologia da Paisagem e Representações espaciais; Ciências atmosféricas; Clima Urbano; Mudanças Climáticas; Planejamento Ambiental; Clima Urbano; Geografia da Saúde;

Inovação e Indicação Geografia (IG); Ensino de Geografia; Biogeografia da Conservação, Geoecologia da Paisagem, Educação Ambiental, Evolução Geomorfológica e Morfodinâmicas da Paisagem; Geomorfologia; Geomorfologia Fluvial e Costeira.

O que é ser Geógrafo?

O profissional  Geógrafo, seja ele professor ou pesquisador/técnico,  tem como característica de sua formação o despertar do olhar sobre  a realidade que o rodeia, buscando estabelecer as conexões entre a dinâmica espacial (a paisagem, o território, a região, o lugar etc.) e as dinâmicas sociais que os criaram e os transformaram (e ainda transformam) ao longo do tempo.

O Geógrafo é um curioso sobre o porquê e para quê das localizações dos objetos de nossa realidade  cotidiana: os diferentes domínios da natureza; os mares, o relevo e os rios; as cidades, as indústrias, os estabelecimentos comerciais; as atividades agropecuárias, extrativistas e mineradoras; as áreas de turismo e lazer, locais de trabalho e locais de moradia, os espaços vazios e todas as formas de manifestação material da sociedade sobre a Terra.

Busca também entender a conectividade entre os espaços através dos mais diversos eixos de comunicação (transportes em todas as suas modalidades e redes de informação), enfim tudo o que conecta os espaços, inclusive os virtuais.

No desenvolver de seus trabalhos, os Geógrafos tentam compreender e explicar como as ações humanas, sobretudo nos contextos econômicos, políticos e sociais, se refletem na espacialização dos diferentes objetos, assim como entender as reações da sociedade e do ambiente diante dessas ações.

Em síntese, o Geógrafo pensa a complexidade dos fenômenos sociais e naturais que atuam sobre a superfície terrestre e como eles se manifestam espacialmente.

Atuação Profissional do Licenciado

Licenciatura: formar profissionais habilitados para atuar em todos os níveis do ensino básico, nas redes públicas e privadas de ensino, em Colégios Técnicos, em cursos pré-vestibulares, em ONGs, em órgãos públicos voltados para a educação em seus múltiplos aspectos, em instituições sociais e/ou comunitárias, científicas e de pesquisa públicas e privadas, em empresas de consultoria, assessoria e áreas afins e que sejam capazes de estabelecer as relações entre pesquisa e ensino.

Atuação Profissional do Bacharel

O bacharel em Geografia é uma profissão regularizada pelo CONFEA/CREA desde 1980. Seu campo de trabalho está sobretudo em órgãos públicos e no setor privado, atuando no planejamento e gestão territorial (urbano, industrial, rural e ambiental), participando na elaboração de Planos Diretores, Perícias Ambientais, Estudos de Impacto Ambiental, Risco e Vulnerabilidade  Social e Ambiental, elaboração de Políticas Públicas  e Relações Internacionais. Tem também importantes contribuições técnico-profissionais atuando em organizações não governamentais na implementação de diversas campanhas e ações em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental, em defesa dos lugares e suas culturas, dentre uma miríade de outras possibilidades de empregar seu potencial crítico, analítico e pró-ativo.