Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de
Professores e busca promover o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de
licenciatura, a partir da imersão do licenciando que se encontra na segunda metade de seu curso na
escola de educação básica. É interessante destacar que o Programa Residência Pedagógica da
CAPES estimula a constituição e consolidação de uma ampla rede que articula distintos espaços
institucionais de formação educacional. O fluxo dessa rede se dá a partir de uma gama de relações
humanas que se processa entre o docente-orientador, os preceptores, os discentes-residentes e os
alunos das escolas e que se encontra sob a supervisão e coordenação não só das Pró-Reitorias de
Graduação das Instituições de Ensino Superior como das Secretarias de Educação das Redes de
Ensino Municipais e Estaduais.

Trata-se, portanto, de atividade de formação realizada por um discente
regularmente matriculado em um Curso de Licenciatura no âmbito de uma escola-pública
da Educação Básica intitulada ‘escola-campo’. Tal atividade de formação integra um total
de 440 horas que devem ser divididas em três momentos: 60 horas voltadas para a ambientação na escolas (2 meses de cursos de formação e 4 meses de orientação
conjunta e elaboração do Plano de Atividades do Residente); 320 horas de imersão na
escola (10 meses com 100 horas destinadas à regência de classe); 60 horas de avaliação
e sistematização dos resultados (2 meses para elaboração do relatório final, avaliação e
socialização dos resultados).

O Programa tem como objetivos: 1) estimular a constituição de projetos que tomem
como parâmetros o exercício da docência permeados por uma constante e construtiva
interação entre as dimensões teórica e prática do conhecimento para dessa forma
promover efetivos mecanismos de consolidação e aperfeiçoamento didático-pedagógico
dos discentes dos Cursos de Licenciatura; 2) provocar os Cursos de Licenciatura a
repensarem o Estágio Supervisionado, a partir das experiências instituídas a partir do
Edital 06/2018 do Programa Residência Pedagógica; 3) estreitar os laços entre as
Instituições de Ensino Superior e as Unidades Escolares de Ensino com o intuito não
somente de aproximar, ampliar e consolidar as relações de interação entre esses espaços
de construção de conhecimento, como também com o intuito de estimular o próprio
protagonismo das redes de ensino na formação dos professores e, ainda, 4) viabilizar a
construção de espaços de interação educacional que estimulem e incitem o diálogo dos
cursos de formação inicial de professores da Educação Básica com a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) com o intuito de incorporação dessas diretrizes aos currículos
e as propostas pedagógicas desses Cursos de Licenciatura.

 

 

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