Bacharelado em Física

Como um objetivo de ordem geral, o Curso de Bacharelado da UFRRJ, seguindo a tradição
que tem sido característica desta Instituição de Ensino, visa à formação de profissionais, não
somente dotados de competências e habilidades específicas para o exercício de determinadas
atribuições, mas de uma consciência ética e social bem consolidada, e que, assim, possam contribuir
para o desenvolvimento de uma sociedade assentada sobre valores de justiça e de humanidade.
Em um sentido mais específico, o curso de Bacharelado com ênfases visa primordialmente à
formação de físicos que desejem prosseguir em estudos de pós-graduação nas áreas de pesquisa em
Física das Interações Fundamentais/Cosmologia e Física da Matéria Condensada Teórica e, com
isso, se integrar ao universo acadêmico da pesquisa avançada, realizada, primordialmente, no
âmbito das universidades e centros de pesquisa.
A ênfase em Física das Interações Fundamentais, tem a motivação de prover uma formação
adequada para os estudantes que têm por objetivo seguir uma trajetória acadêmica de pesquisa na
área de Física das Interações Fundamentais e Cosmologia. Em vista da finalidade proposta, o curso
enfatiza, além do conhecimento estrutural da Física, segundo as vertentes tradicionais do
Eletromagnetismo, da Mecânica Clássica, da Termodinâmica, da Mecânica Estatística e da
Mecânica Quântica, conteúdos que normalmente estão excluídos das matrizes curriculares de
graduação, mas que já se tornaram elementos propedêuticos ao estudo da Física das Interações
Fundamentais: a Teoria Clássica de Campos, a Teoria da Relatividade Geral e a Física de Partículas

Elementares. Além desses, são também abordados conteúdos de matemática mais avançada, como
Teoria de Grupos, Topologia e Geometria Diferencial, todos de uma forma aplicada à Física.
A ênfase em Física da Matéria Condensada Teórica tem a motivação de prover uma
formação adequada para os estudantes que têm por objetivo seguir uma trajetória acadêmica de
pesquisa na área de Física da Matéria Condensada Teórica. A pesquisa científica nessa área tem se
desenvolvido de modo vertiginoso. Assim sendo, também nessa vertente do saber físico se torna
necessário que o estudante que almeje contribuir para a pesquisa na linha tenha em sua formação
uma série de conhecimentos já incorporados ao saber da Física atual, como, por exemplo, a teoria
da supercondutividade, das estruturas eletrônicas, a teoria básica do estado sólido da matéria e
nanociências.