A Dra. Marisa Fernandes Mendes possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia Química (1998) e doutorado em Engenharia Química (2002) pelo Programa de Engenharia Química da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem um Pós-Doc (2004) pelo Departamento de Engenharia Química da UFRRJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: CO2 supercrítico, extração supercrítica, modelagem termodinâmica, equilíbrio líquido-vapor e processos de separação envolvendo diferentes matrizes: petróleo, alimentos, biodiesel, álcool, etc. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, chefe do Departamento de Engenharia Química e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

Os Grupos de Pesquisa em que atua são:
– Biocombustíveis – líder
– Extração Supercrítica de Produtos Naturais – Processos em altas pressões – UFRJ – pesquisador
– Processo de Separação – Extração Supercrítica – UFRRJ – pesquisador

Atualmente ministra as seguintes disciplinas:

• Graduação em engenharia química e de alimentos
    • Laboratório de Engenharia Química I
    • Fenômenos de Transporte Experimental