Um cientista da computação pode atuar com: Tecnologia da Informação, Programação de Computadores, Pesquisas Acadêmicas, Segurança da Informação, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, entre outras áreas.
A computação tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos em vários aspectos da sociedade moderna. Neste sentido, é imprescindível a formação de profissionais qualificados nesta área, aptos a atender às demandas tecnológicas e inovadoras da sociedade atual.
De acordo com o estudo recente da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o Brasil enfrentará uma demanda de aproximadamente 797 mil profissionais de tecnologia entre 2021 e 2025, o que corresponde a uma média anual de 159 mil novos profissionais necessários. No entanto, o país forma apenas cerca de 53 mil profissionais por ano em cursos tecnológicos, gerando um déficit crescente estimado em 106 mil profissionais por ano, totalizando cerca de 530 mil talentos em falta ao longo de cinco anos (BRASCOM).
Além disso, debates recentes no Senado apontam que o país terá um déficit de 532 mil profissionais de tecnologia até 2029, reforçando a urgência de ampliar a formação e capacitação para atender às demandas do mercado (Leia mais aqui).
A remuneração média no setor de TIC é significativamente superior à média nacional, chegando a quase três vezes o salário médio nacional em segmentos de alto valor agregado, o que demonstra a valorização desses profissionais no Brasil. Além do mercado nacional, profissionais brasileiros com habilidades técnicas avançadas, fluência em inglês e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares são cada vez mais demandados por empresas internacionais, que adotaram o trabalho remoto como prática comum.
O egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é um profissional formado com sólida base teórico-prática, capacitado para atuar em diferentes áreas da computação, com visão crítica, ética e interdisciplinar de modo que consiga se inserir com facilidade no mercado de trabalho.
✅ Capacidade técnica e científica para iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar projetos de software, além de sistemas que integrem hardware e software.
💡 Visão sistêmica e interdisciplinar para propor soluções computacionais eficientes para desafios reais.
📈 Aptidão para assimilar novas tecnologias e contribuir com pesquisa e inovação.
🚀 Capacidade empreendedora e para atuar em equipes multidisciplinares.
🤝 Consciência ética e humanística sobre o impacto social da tecnologia.
Você pode ler alguns relatos de egressos do curso no Instagram do curso neste link.
Postado em 14/05/2025 - 15:36 - Atualizado em 15/07/2025 - 11:06