MASP em casa – Programação

Enquanto o museu estiver fechado, há alguns conteúdos digitais de arte do MASP (Museu de arte de São Paulo)  para você.

Todas as terças-feiras, o perfil do @masp no Instagram indica uma obra do acervo do museu que servirá de inspiração para crianças e adultos desenharem. A compoteira de peras (1923), de Fernand Léger (1881-1955), é a escolha da semana para o desafio masp [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 13.9. Na segunda, 14.9, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

De origem humilde, Léger foi aprendiz em um escritório de arquitetura antes de estudar na École des Arts Décoratifs e na Académie Julian, ambas em Paris. Participou do período de maior efervescência cultural de Montparnasse, na capital francesa, onde se beneficiou intensamente da proximidade de artistas como Robert Delaunay e Marc Chagall, além do poeta Blaise Cendrars. A brasileira Tarsila do Amaral foi sua aluna em Paris nos anos 1920.

Às quartas, 16h, o museu promove, também no Instagram, um encontro virtual do projeto Diálogos no acervo. Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico. O programa, que apresenta a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico, foi adaptado para o ambiente digital durante a quarentena. A obra A compoteira de peras também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 9.9, às 16h.

A live semanal do MASP acontece às quintas-feiras, no Instagram do @masp, com conversas entre curadores do museu e convidados. A primeira edição aconteceu no dia 13.4, com Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz, diretor artístico e curadora adjunta de histórias no MASP, em torno noção plural e polifônica que guia a programação do museu anualmente desde 2016. Na quinta, 10.9, às 18h, Isabella Rjeille, curadora no MASP, e Olivia Ardui, curadora-assistente no museu, conversam sobre a exposição Senga Nengudi: topologias em uma live no Instagram do @masp. A primeira monográfica da artista estadunidense Senga Nengudi (Chicago, 1943) na América Latina vai reunir trabalhos entre instalação, escultura, fotografia e desenhos, feitos entre os anos 1970 e 2010. Nengudi foi uma figura central na cena afro-americana de Los Angeles nos anos 1970 e se tornou conhecida por envolver escultura e performance em suas instalações. A mostra é resultado da parceria com o Lenbachhaus Museum, em Munique, que co-organiza a exposição e a promoveu, em sua sede, em 2019. A previsão é que a mostra possa ser vista pelo público do MASP quando o museu reabrir.

A exposição contará com um catálogo que documenta de maneira aprofundada a obra da artista e que incluirá ensaios comissionados de autores dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil, assim como re-impressões de textos históricos, entrevistas e imagens. Conceito e ideia são de Stephanie Weber, curadora no Lenbachhaus, e a apresentação no MASP é de Isabella Rjeille. Patrocínio da mostra: Terra Foundation.

As lives ficam disponíveis no IGTV e no canal do museu no YouTube.

Além dos conteúdos habituais nas mídias digitais do museu (como os #TBTs que resgatam momentos históricos), a nova série masp [curadoria] em casa leva ao Instagram, Facebook e Twitter comentários de curadoras e curadores sobre uma imagem relacionada ao museu a partir de uma perspectiva pessoal. Pode ser uma obra, um detalhe da arquitetura, uma exposição, uma atividade, uma palestra ou um seminário, do passado recente ou remoto. Outro novo projeto de conteúdo é o masp [colaboradores] em casa, que leva aos perfis das mídias sociais as memórias dos colaboradores através do olhar particular daqueles que constroem os bastidores.do museu.

O MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo. Está disponível para download na App Store e no Google Play.

O canal do YouTube traz os vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições. No Google Arts & Culture ainda é possível fazer um tour virtual e explorar a exposição permanente do MASP, o Acervo em Transformação.

 

Fonte: #MASPEMCASA

Últimas Notícias

Instituto Sandro Lopes

O Instituto Sandro Lopes será uma instituição sem fins lucrativos criada pelos familiares e amigos do educador-design-ativista Sandro Lopes, professor do curso leia mais

23/04/2024 - 19:18

Ulysses 100 pelos olhos brasileiros

Acontece hoje, dia 13/06/2022, a exposição “Ulysses 100 pelos olhos brasileiros” e o evento literário Bloomsday no prédio do Instituto leia mais

13/06/2022 - 08:24

Semana de Integração Belas Artes 2021-2

Confira a programação da Semana de Integração do Curso de Belas Artes, referente ao período letivo de 2021-2, que acontecerá leia mais

27/01/2022 - 15:31

15 de Outubro – Dia do Professor

15 de outubro – Dia do Professor“Parabéns a todos que, por meio da educação, ajudam a construir um mundo melhor!” Arte leia mais

15/10/2021 - 17:16

Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE) presta homenagem ao prof. Sandro Lopes

    Sandro Lopes dos Santos (1979-2021), professor do Curso de Belas Artes (ICHS-UFRRJ) que teve a vida abreviada em leia mais

05/10/2021 - 16:45

Abertura do Semestre 2021-1 Belas Artes

É com grande alegria que convidamos a todos os discentes do curso de Belas Artes para a Abertura do Semestre leia mais

21/09/2021 - 20:23

mais notícias