Dia do Médico Veterinário – Homenagem do PPGMV ao Prof. Carlos Tokarnia

Homenagear o ilustre mestre Prof. Carlos Tokarnia (1929-2015) no dia do Médico Veterinário é uma maneira de prestigiar a Medicina Veterinária no Brasil, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o Instituto de Veterinária, o Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária e toda a classe de acadêmicos neste grandioso dia pra todos nós.
A grande contribuição na área de “Doenças Causadas por Plantas Tóxicas e por Deficiências Minerais, e do diagnóstico de enfermidades de animais de produção” que esse emérito professor fez à ciência brasileira, à agropecuária, à saúde dos rebanhos de animais de produção, na área do seu domínio, é inesquecível e nos enche de orgulho.
Essa é sempre uma data histórica, simbólica, emblemática e de demandas tão diversas. Uma data que nos instiga à reflexão, que nos desafia ao novo e ao desconhecido, e nisso o Professor Tokarnia sempre foi um exemplo, pois nos ensinou a enfrentar os paradigmas e as dificuldades com coragem; estava sempre aberto a aprender e ficava na vanguarda dessas transformações.
Hoje temos a certeza de que Carlos Tokarnia foi uma mente que brilhou e fez história, uma história que nos deixa maravilhados e cheios de orgulho, pois mesmo diante de uma trajetória que nem sempre foi muito fácil ao longo de tantos anos, amou incondicionalmente a UFRRJ, o seu trabalho e a Medicina Veterinária. Nos ensinou a nunca recuar diante das dificuldades, fez escola, admiradores e deu muitos “frutos” na Patologia Veterinária brasileira, sempre com muita satisfação e alegria. Nos ensinou, através do exemplo, valores de ética, disciplina, honestidade, dedicação e zelo ao trabalho, com a nobreza admirável dos sábios.
Sempre teve muita presteza, respeito e carinho em atender alunos, colegas veterinários e zootecnistas, técnicos, patologistas, pesquisadores e criadores.
Cabe a nós mostrar os exemplos e os caminhos, hoje com a benécie da tecnologia sofisticada e das ferramentas modernas que auxiliam no crescimento e na competência do exercício da Medicina Veterinária e da ciência, para que os nossos jovens façam a diferença e que possam alçar voos muito mais altos.

Texto de autoria da prof. Marilene de Farias Brito (UFRRJ)