Apenas resultados exatos

Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa de Pós-Graduação em Filosofia

CHAMADA INTERNA PARA INDICAÇÃO AO PRÊMIO FILÓSOFAS

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGFIL-UFRRJ), no uso de suas atribuições, torna pública a chamada para candidaturas de alunas mulheres, bastando a autodeclaração de gênero, à indicação do Prêmio Filósofas 2024. São elegíveis as dissertações de mestrado defendidas no PPGFIL-UFRRJ entre 09 de julho de 2022 e 10 de maio de 2024.

I. Objeto

A presente chamada tem por objetivo selecionar uma dissertação entre os trabalhos defendidos por alunas mulheres que concluíram o curso de Mestrado em Filosofia no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRRJ entre 2022 e 2024, e que estão interessadas em concorrer à indicação ao Prêmio Filósofas, concedido pela Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e Anpof.

II. Requisitos das candidatas e do trabalho

• As candidatas devem ter defendido (ou defender) a dissertação de mestrado em filosofia no PPGFIL-UFRRJ no período entre 09 de julho de 2022 e 10 de maio de 2024;
  •  O trabalho deve ser de autoria de uma mulher, bastando a autodeclaração de gênero;
  • O trabalho estar escrito em língua portuguesa;
  • As candidatas não terem participado da edição anterior do Prêmio na mesma categoria.

III. Premiação

O Prêmio Filósofas consiste em:

a – Certificado de premiação a ser outorgado à orientadora ou orientador, eventual co-orientadora ou co-orientador e ao programa em que foram defendidas a dissertação e a tese vencedoras;

b – Certificado de premiação à autora.

c – Publicação dos trabalhos pela Editora PUC-Rio e eventuais co-editoras, condicionada à aceitação por escrito da/s autora/s das condições de publicação da editora, que consistem na adaptação do trabalho acadêmico para livro com alterações consistentes (eliminação dos elementos acadêmicos, como resumo, tabelas etc., adição de prefácio, alteração do título, notas de rodapé reduzidas ao essencial, edição de trechos muito técnicos, estabelecimento de limite de número de páginas, dentre outras diretrizes estabelecidas pelas/os avaliadoras/es da terceira etapa e pela editora).

IV. Inscrição

As inscrições serão realizadas através do envio dos seguintes dados para o e-mail ppgfilufrrj@gmail.com no período de 10 a 25 de abril de 2024:

Assunto: Prêmio Filósofas

Corpo do e-mail: Nome, CPF, pequeno texto de manifestação de interesse em participar da seleção de indicação ao Prêmio Filósofas.

Cópia, em formato PDF, da dissertação defendida;

Ata de defesa assinada.

V. Critérios utilizados na seleção

Qualidade filosófica do trabalho acadêmico.

VI. Considerações finais

Os casos não previstos na presente Chamada pública serão resolvidos pela Comissão de indicação ao Prêmio Filósofas do PPGFIL-UFRRJ.

Seropédica, 09 de abril de 2024.

Christiane C. de Matos Fernandes
Michelle Bobsin Duarte