A discente Alexandra Higino da Silva Pires, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), orientada pela Prof.ª Dr.ª Nely Feitoza Arrais, participou do I Seminário Internacional Gênero em Disputa, realizado na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, entre os dias 04 e 06 de agosto de 2025.

Durante o evento, a pesquisadora apresentou o trabalho intitulado “Entendeu ou quer que eu desenhe? O que She-Ra nos conta sobre padrões de gênero”.
O seminário teve como proposta dialogar sobre as temáticas de gênero e seus desdobramentos, envolvendo eixos como feminismos e comunicação, agroecologia, saberes tradicionais, povos originários, territorialidades, corpos, acesso à saúde, masculinidades plurais, histórias e experiências globais.

Segundo Alexandra, a participação no evento foi fundamental para o avanço de sua pesquisa, possibilitando o contato com pesquisadoras experientes que contribuíram com indicações bibliográficas, sugestões metodológicas e trocas acadêmicas enriquecedoras. “Saí do evento mais orientada para escrever a minha pesquisa”, destacou.
Sua pesquisa está vinculada à Linha 2 – Educação, Linguagens e Culturas do PPGEA e tem como título “Livros para adiar o fim do mundo: a criação de livros/imagem para uma alfabetização para o bem viver”.

A participação da discente contou com solicitação de apoio financeiro via PROAP

Texto: Alcirineu Augusto Ouverney Júnior – Assessoria PPGEA
A Comissão de Seleção do edital de seleção para a Turma Demanda Social 2026-1 – do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), torna público o resultado final.
Candidato(a) Avaliação Preliminar 30623 Deferida – autodeclaração validada pelos membros da banca 30654 Deferida – autodeclaração validada por unanimidade dos … leia mais
A Comissão de Seleção do edital de seleção para a Turma Demanda Social 2026-1 – do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), torna público o resultado da Etapa 3 – Avaliação Oral (Entrevista).
A relação seguir detalha os dias e horários horários das entrevistas para o(a)s candidato(a)s classificado(a)s para a etapa 3 do processo seletivo, a ser realizada de forma PRESENCIAL na sede do PPGEA/UFRRJ.
A Comissão de Seleção do edital de seleção para a Turma Demanda Social 2026-1 – do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), torna público o resultado da Etapa 2 – Avaliação de Pré-Projetos.