ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE SUSTENTÁVEL: DIÁLOGOS ONTOEPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO HUMANA, CULTURAS E NATUREZA
Esta área se ocupa de pensar possibilidades e alternativas de planejamento, elaboração e aplicação de teorias e práticas na Educação com objetivos de solidificação e consolidação de saberes locais para a construção da sociedade sustentável. Para tanto, agrupa pesquisadores das diversas áreas do conhecimento em atuação dialógica, tendo a Educação como sustentação e eixo transdisciplinar. Assim, concentra investigações que se ocupem com construções humanas em suas relações ontoepistemológicas, socioambientais e identitárias; políticas públicas para a Educação; gestão da Educação; linguagens e tecnologias; culturas e suas capilarizações; estudos das subjetividades e do comportamento humano. Com esse fim, acolhe investigações relacionadas à educação escolar nas dinâmicas de suas diversas modalidades (educação profissional, educação do campo, educação escolar indígena, quilombola, EJA, entre outras), assim como à educação não-escolar.
Descrição:
Esta linha abriga projetos de pesquisa que tenham por objetivo 1) investigar processos de identidade e construção do conhecimento nos variados contextos educacionais; 2) discutir a construção de políticas públicas para a Educação de modo a contribuir para a ampliação de análises educacionais em perspectivas inter e transdisciplinares, considerando contextos sociais, culturais, ambientais e as dimensões do sujeito histórico; 3) corroborar a superação das vulnerabilidades sociais e fortalecimento da formação humana, as ações para o favorecimento da criatividade, de direitos sociais, em especial, na formação de professores; 4) cooperar para o fortalecimento da sociedade democrática.
Docentes:
Allan Rocha Damasceno, Jose Ricardo da Silva Ramos, Liz Denize Carvalho Paiva, Marcelo Princeswal, Miriam Morelli Lima, Nadia Maria Pereira de Souza, Silvia Maria Melo Goncalves, Silvia Moreira Goulart, Wanderley da Silva.
Descrição:
Esta linha abriga projetos de pesquisa que tenham por objetivo 1) investigar os aspectos pedagógicos e tecnológicos no ensino de línguas, linguagens e corporeidades nos diferentes níveis, suas culturas, artes e literaturas na educação formal e na formação de professores; 2) problematizar a formação de professores na articulação teoria-prática-reflexão para a educação crítica em relação às diversas linguagens, corporeidades e produções de sentidos; 3) discutir currículos e políticas para o fortalecimento das culturas e epistemologias historicamente apagadas; 4) investigar manifestações culturais e o fortalecimento do protagonismo de culturas locais.
Docentes:
Adriana Alves Fernandes Costa, Amparo Villa Cupolillo, Andrea Sonia Berenblum, Bruno Cardoso de Menezes Bahia, Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Jose Roberto Linhares de Mattos, Monica Aparecida Del Rio Benevenuto, Nely Feitoza Arrais, Ramofly Bicalho dos Santos, Sandra Maria Nascimento de Mattos, Simone Batista da Silva.
Descrição:
Esta linha abriga projetos de pesquisa que tenham por objetivo 1) investigar aspectos pedagógicos, tecnológicos e epistemológicos das diferentes dimensões da sustentabilidade e das ruralidades em ambientes de ensino formal e informal; 2) problematizar a formação de professores na articulação teoria-prática-reflexão para a educação crítica em relação às diferentes dimensões da sustentabilidade e das inter-relações entre meio ambiente e sociedade, com ênfase aos ambientes rurais; 3) discutir currículos e políticas para o fortalecimento da sustentabilidade nos espaços de educação formais e não formais; 4) desenvolver estudos e investigar experiências vinculadas à agroecologia, educação do campo, educação ambiental, ciências ambientais, justiça ambiental, diversidades, gênero e geração, saúde pública, Educação Agrícola no contexto da Saúde Única, saúde populacional e do trabalhador rural, educação em saúde no ambiente rural e ainda Educação Agrícola, Endemias Rurais e Biosseguridade.
Docentes:
Ana Maria Dantas Soares, Antonio Carlos de Souza Abboud, Argemiro Sanavria, Dan Gabriel D Onofre Andrade Silva Cordeiro, Fabiana Carvalho Dias Araújo, Igor Simoni Homem de Carvalho, Sandra Maria Gomes Thome, Tiago Badre Marino, Tiago Boer Breier.
Seguindo os critérios estabelecidos no Edital PPGEA nº 001/2025 para a atribuição de bolsas de estudos para os alunos de … leia mais
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