• Español

Sem categoria
Teses

Requisitos Mínimos para a Titulação

Conforme o Regimento do PPGCTIA, os requisitos mínimos para a obtenção do título de Doutor(a) são:

Mínimo de 600 horas em disciplinas, sendo:

90 horas em disciplinas obrigatórias;

510 horas em disciplinas optativas;

Aprovação em exame de qualificação perante uma banca composta por pelo menos quatro membros, sendo um deles indicado pelo colegiado executivo;

Comprovação de proficiência em Inglês e Espanhol;

Elaboração e defesa de tese inédita compatível com o doutorado, perante a uma banca composta por pelo menos cinco membros, sendo pelo menos dois externos ao PPGCTIA e à UFRRJ;

Aprovação de artigo para a publicação em periódico recomendado pelo PPGCTIA (Qualis CAPES B1 ou A4 na nova avaliação Qualis).

As disciplinas obrigatórias são:

SEMINÁRIO I – Oferecida aos ingressantes logo após a matrícula;

SEMINÁRIO II – Oferecida no segundo semestre, mas deve ser feita pelos discentes que já tenham pelo menos parte dos dados da tese coletados, pois se concentra no processo de análise e publicação dos resultados;

INOVAÇÕES, INTEGRAÇÃO REGIONAL E INTERNACIONALIZAÇÃO – Oferecida no primeiro semestre para os alunos do primeiro ano, ou às vezes no segundo semestre dependendo da disponibilidade do professor.

Para as disciplinas optativas, o discente pode escolher entre as disciplinas oferecidas pelo PPGCTIA ou de outros programas Stricto Sensu da UFRRJ. Um mínimo de 300 horas deve ser obtido em disciplinas da UFRRJ, sendo que o restante ou mais podem ser tomadas em outras instituições. Também podem ser aproveitadas no máximo 300 horas de disciplinas do mestrado, incluindo o Stricto Sensu profissional.

O exame de qualificação deverá ser realizado após o discente ter completado pelo menos dois terços (400 horas) das disciplinas exigidas e deverá ser concluído dentro do prazo máximo de vinte e quatro meses após o ingresso no PPGCTIA.

Para maiores detalhes consulte o nosso regimento.