gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Banners
Discente
Disciplinas
Docente Brasil
Editais
Egressos
Eventos
Logos
Notícias
Pós-Doc
Resumos
Sem categoria
Teses

Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

PPGCTIA Doutorado Binacional

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Banners
Discente
Disciplinas
Docente Brasil
Editais
Egressos
Eventos
Logos
Notícias
Pós-Doc
Resumos
Sem categoria
Teses

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Programa possui as seguintes Áreas de Concentração:

1.AGROBIOLOGIA:

Estudos sobre a ecologia, caracterização de organismos, processos envolvendo organismos do solo e rizosfera e suas interações com espécies vegetais nos agrossistemas. Desenvolvimento de sistemas que considerem a componente biológica na produção de culturas de interesse econômico para o Mercosul.

Linhas de pesquisa:

  • ORGANISMOS: IDENTIFICAÇÃO, FISIOLOGIA, BIOQUÍMICA E INTERAÇÃO COM PLANTAS: Microorganismos e fauna edáfica, identificação e interação no solo e com espécies agrícolas importantes no Mercosul.Estudos de expressão gênica, biologia molecular, processos bioquímicos e comportamento fisiológico aplicados a FBN e crescimento vegetal.
  • TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE CULTURAS DE INTERESSE AGRÍCOLA PARA O MERCOSUL: Estudo das principais espécies vegetais de interesse econômico para o Mercosul, para desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis; manejo das culturas, da água e do solo; práticas de boa qualidade.

2. RECURSOS NATURAIS E PROTEÇÃO AMBIENTAL:

Tecnologias e inovações aplicadas ao estudo dos recursos naturais solo e água e avaliação de impactos e potencialidades do seu uso para atividades agrícolas e pecuárias. Utilização de ferramentas de modelagem e de sensoriamento remoto para predição, avaliação e identificação de riscos e potencialidades para os recursos solo e água, visando à produção agrícola.

Linhas de pesquisa:

  • AGROMATEMÁTICA: Aplicação de técnicas matemáticas na distribuição e uso dos recursos naturais água e solo para planejamento agrícola. Construção de modelos e simulação numérica de sistemas agroecológicos. Modelos estatísticos em ciências agrícolas e ambientais.
  • PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO E INDICADORES AMBIENTAIS: Indicadores de impactos ambientais em solos e água e nos processos de degradação, tais como erosão, salinização, acidificação, assoreamento de mananciais e contaminação. Indicadores edáficos na gestão, auditoria e certificação ambiental.
  • SENSORES REMOTOS E GEOPROCESSAMENTO APLICADO:  Sensoriamento remoto aplicado ao planejamento ambiental, erosão do solo e índices de vegetação. Sensores remotos e fotogrametria em aplicações agronômicas e florestais. Geoprocessamento aplicado. Monitoramento e avaliação ambiental: princípios e aplicação.

3. PATOBIOLOGIA ANIMAL:

Desenvolvimento de métodos de diagnóstico e tratamento das principais enfermidades infecciosas, parasitárias, nutricionais e metabólicas que afetam os animais de produção e companhia dos países do Mercosul. O uso de novas substâncias de origem natural, sintética ou semi-sintética no combate a essas principais doenças possibilitará novas alternativas de tratamento, bem como, a associação com fármacos já conhecidos permitindo avanços científicos e tecnológicos, incluindo o registro de patentes, para os dois países.

Linhas de pesquisa:

  • PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS COM APLICAÇÃO NA AGROPECUÁRIA: Produtos naturais no controle de doenças em animais ou vegetais em agropecuária. Estudo fitoquímico da fauna e flora nativas e taxonomia química das famílias, metabólitos e farmacologia. Síntese e avaliação de atividades biológicas frente a patógenos.
  • SAÚDE E DOENÇA EM ANIMAIS: Fatores determinantes do processo saúde-doença em animais, diagnóstico e avaliação dos mecanismos de alterações patológicas, prevenção e diagnóstico no controle de enfermidades. Detecção e epidemiologia, biologia de patógenos e microrganismos toxígenos.

4. POLÍTICAS PÚBLICAS COMPARADAS:

Análise comparativa entre o Brasil e a Argentina, no referido à formação das estruturas agrárias, nas suas dimensões produtivas, territoriais e sociais, nas análises institucionais que referem à matriz de formulação e implementação das políticas públicas, e à configuração dos sujeitos sociais e políticos que disputam pela orientação e apropriação dessas políticas públicas.

Linhas de pesquisa:

  • DESENVOLVIMENTO REGIONAL E ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: APLs e Desenvolvimento: estudo comparado de experiências brasileiras e argentinas. A gestão social no estabelecimento de políticas públicas. Análise organizacional: perspectivas no Mercosul.

Ir para o conteúdo