PPGCTIA participa de reunião para ampliação da parceria UFRRJ–UNEMI
No dia 18 de agosto, o PPGCTIA participou de uma reunião com representantes da Universidad Estatal de Milagro (UNEMI), do Equador, e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o objetivo de avançar nas discussões para a ampliação da cooperação entre as duas instituições.

O encontro abordou possibilidades de fortalecimento da parceria em diferentes frentes, indo além da formação acadêmica e contemplando iniciativas de pesquisa, extensão, inovação, transferência de tecnologia e formação de pesquisadores. Também foram discutidas áreas de interesse comum e novas possibilidades de atuação conjunta, incluindo projetos relacionados às demandas de produtores rurais, municípios e outros atores locais.

Como parte dos encaminhamentos, está prevista uma missão institucional ao Equador, em setembro de 2026, que dará continuidade às tratativas e permitirá aprofundar a avaliação de novas ações de cooperação entre as universidades.
A iniciativa reafirma o compromisso do PPGCTIA com a internacionalização, a cooperação interinstitucional e a construção de redes acadêmicas voltadas à pesquisa, inovação e desenvolvimento.