Corpo Docente Perfil

Francisco José Zorzenon
E-mail Lattes

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988). Pós-graduação (especialização) em Entomologia Urbana pela Unesp de Rio Claro (2004) e Mestrado em Fitossanidade pelo Instituto Biológico, SP (2009). Atualmente é pesquisador científico do Instituto Biológico (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) e Diretor Técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas. Atuando com pesquisas na área de Zoologia, é entomologista há mais de 30 anos, com ênfase em Pragas em Palmeiras Ornamentais e Palmito (levantamento, biologia e manejo), Manejo e biologia de pragas na arborização e verde urbano (cupins, brocas e formigas carpinteiras), Manejo e biologia de pragas em grãos e produtos industrializados (testes de vulnerabilidade de embalagens de alimentos para indústrias) e Pragas em bibliotecas, museus e acervos históricos. É autor de diversas publicações técnico científicas (Livros, capítulos de livros, trabalhos científicos, boletins técnicos, dentre outros) e é professor convidado nos cursos de pós graduação Lato sensu (especialização) em arborização urbana (pela UNIFESP e UFRRJ) e Entologia Urbana (UNESP / Instituto Biológico), e nos cursos de pós graduação Stricto sensu (Mestrado) em Saúde Pública (Faculdade de Saúde Pública da USP) e em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio (Instituto Biológico), ministrando aulas sobre pragas na arborização urbana, pragas em bibliotecas e acervos históricos e pragas urbanas em geral.