Corpo Docente Perfil

Alexandre Monteiro De Carvalho
E-mail Lattes

Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Área de Atuação: Resíduos de podas urbanas, avaliação não-destrutivas de fustes.

CV Resumido: Possui graduação em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1994). Atuou em indústria do segmento de celulose e papel de 1994 a 1998. Possui mestrado em Ciência e Tecnologia de Madeiras pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos (2004), durante o doutorado realizou especialização em Lisboa-Portugal no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais – PPGCAF/UFRRJ. Foi Chefe do Departamento de Produtos Florestais por dois mandatos (2006 a 2007; 2012 a 2013). Foi Tutor do Grupo PET-Floresta da UFRRJ, do Prorama de Educação Tutorial da SESu/MEC de 2011 a 2016 e á atualmente Tutor do Grupo PET-Etnodesenvolvimento (desde 2017). Revisor dos periódicos: Floresta e Ambiente (UFRRJ), Revista Árvore (UFV), Scientia Forestalis (IPEF), Revista Floresta (UFPR) e Revista Ambiência (UNICENTRO). Possui experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Propriedades da Madeira e Derivados, Processamento da Madeira e Aproveitamento de Resíduos Florestais.