O Curso de Graduação em Matemática do Instituto Multidisciplinar, Campus Nova Iguaçu, oferece duas modalidades aos ingressantes: Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática Aplicada Computacional. Ambas as modalidades são ofertadas no formato presencial, sendo que as atividades são realizadas no turno noturno (18h às 22h).
Localização
Sala 102 – Bloco Administrativo
Coordenação dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional
Coordenador: Mauro Benayon Menezes
Vice-coordenador: Aleksandro de Mello
Secretária administrativa: Taianne Barrêto Perreira
e-mail: coordmatematica-im@ufrrj.br
Abaixo apresentamos uma breve descrição de cada modalidade, destacando os seus principais objetivos e o perfil profissional.
Licenciatura em Matemática
Concepção e Objetivos Gerais do Curso
O curso de graduação de Licenciatura em Matemática do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, denotado por IM/UFRRJ, com sede no município de Nova Iguaçu, pretende formar um profissional capaz de analisar, criticar e ao mesmo tempo solucionar problemas existentes no ensino de matemática, seja este de origem sócio cultural ou por falta de instrução e apoio político-pedagógico.
Neste sentido, vê-se necessário preparar um profissional competente, que saiba lidar com as diferentes culturas regionais e que se integre neste processo de formação e construção de conhecimentos.
Perfil profissional e Competências
Conforme a legislação concernente, (PARECER CNE/CES N.° 1.3022/2001) “Os cursos de Bacharelado em Matemática existem para preparar profissionais para a carreira de ensino superior e pesquisa, enquanto os cursos de Licenciatura em Matemática tem como objetivo principal, a formação de professores para a educação básica”. Sendo assim, a Licenciatura em Matemática do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ se propõe a formar um profissional com as seguintes características profissionais:
Concepção e Objetivos Gerais do curso
O Curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com sede no município de Nova Iguaçu, pretende formar um profissional capaz de analisar, criticar e ao mesmo tempo solucionar problemas existentes nas mais diversas áreas do conhecimento. O profissional poderá atuar em problemas das áreas sociais, humanas, exatas, médicas, biológicas, tecnológicas, tecnológicas e ambientais, dentre outras.
Neste Sentido, objetiva-se preparar um profissional competente, que saiba lidar com as diferentes culturas regionais e que integre ao processo de formação e construção de conhecimentos, tendo-se como meta seu preparo no trabalho em equipe, uma vez que as aplicações dependem de uma forte interação entre profissionais de várias áreas, que trabalham conjuntamente na solução de uma situação problema.
Perfil profissional e Competências
Em atendimento a legislação concernente, (PARECER CNE/CES N.° 1.302/2001) A Matemática Aplicada e Computacional do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ se propões a formar um profissional com as seguintes características profissionais:
Para mais detalhes, acesse o Projeto Pedagógico do Curso disponível no link abaixo:
Postado em 20/09/2021 - 17:04 - Atualizado em 30/08/2022 - 12:55
As inscrições para a nova turma do curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado oferecido pelo Sesc RJ a pessoas … leia mais
Nos dias 28, 29 e 30/07/2025, das 17h às 19h, o Professor Benaia Sobreira de Jesus Lima oferecerá um “Curso … leia mais
Do dia 08/04/2025 até 17/06/2025, nas terças-feiras, das 16h às 17h, ocorrerá o “Minicurso: Vamos conversar e (aprender a) meditar?” … leia mais
O ERMAC 2025 ocorrerá de 23/07/2025 a 25/07/2025 na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (Campus de Alegre) – Alegre … leia mais
De 14 a 17 de outubro de 2024, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) receberá o público … leia mais
O Departamento de Tecnologias e Linguagens, do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, faz saber que, no período de 03/08/2024 a 23/08/2024, … leia mais