Apresentação Matemática – Nova Iguaçu

O Curso de Graduação em Matemática do Instituto Multidisciplinar, Campus Nova Iguaçu, oferece duas modalidades aos ingressantes: Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática Aplicada Computacional. Ambas as modalidades são ofertadas no formato presencial, sendo que as atividades são realizadas no turno noturno (18h às 22h).

Localização

Sala 102 – Bloco Administrativo

Coordenação dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional

Coordenador: Mauro Benayon Menezes

Vice-coordenador: Aleksandro de Mello

Secretária administrativa: Taianne Barrêto Perreira

e-mail: coordmatematica-im@ufrrj.br

Abaixo apresentamos uma breve descrição de cada modalidade, destacando os seus principais objetivos e o perfil profissional.

Licenciatura em Matemática

Concepção e Objetivos Gerais do Curso

O curso de graduação de Licenciatura em Matemática do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, denotado por IM/UFRRJ, com sede no município de Nova Iguaçu, pretende formar um profissional capaz de analisar, criticar e ao mesmo tempo solucionar problemas existentes no ensino de matemática, seja este de origem sócio cultural ou por falta de instrução e apoio político-pedagógico.

Neste sentido, vê-se necessário preparar um profissional competente, que saiba lidar com as diferentes culturas regionais e que se integre neste processo de formação e construção de conhecimentos.

Perfil profissional e Competências

Conforme a legislação concernente, (PARECER CNE/CES N.° 1.3022/2001) “Os cursos de Bacharelado em Matemática existem para preparar profissionais para a carreira de ensino superior e pesquisa, enquanto os cursos de Licenciatura em Matemática tem como objetivo principal, a formação de professores para a educação básica”. Sendo assim, a Licenciatura em Matemática do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ se propõe a formar um profissional com as seguintes características profissionais:

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • Compreensão do seu papel social como educador e capacidade de inserção em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • Amplo domínio da ciência e linguagem matemática com capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão, integrando os seus conhecimentos matemáticos à multiplicidade de códigos socioculturais de sua época;
  • Entendimento da relação entre desenvolvimento de Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico, corroborando para a formação de sujeitos que compreendam o uso de diferentes tecnologias na solução de problemas com responsabilidade e qualidade social;
  • Capacidade de aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos, particulares e gerais, na problemática da vida cotidiana e produtiva;
  • Capacidade de elaboração e condução de projetos compromissados com o ensino fundamental e médio, respeitando os novos parâmetros curriculares nacionais e os demais sujeitos da práxis educativa escolar;
  • Consciência da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício da cidadania;
  • Concepção abrangente e multidimensional a respeito do processo ensino-aprendizagem da Matemática;
  • Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência do seu papel na superação dos preconceitos que se traduzem em angústia, inércia e rejeição que frequentemente estão presentes no ensino- aprendizagem da disciplina;
  • Dominar de forma complexificada o conhecimento matemático, tendo profunda consciência do modo de produção próprio desta ciência na inserção sociocultural;
  •  Reflexividade voltada para as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico, de maneira que, no processo de ensino-aprendizagem, haja um comprometimento do professor com desenvolvimento intelectual dos educandos;
  • Consciência de que o professor deve zelar pela aprendizagem do aluno – inclusive daqueles com ritmos diferentes de aprendizagem, tomando como referência, na definição de suas responsabilidades profissionais, o direito de aprender do aluno;
  • Capacidade de desenvolver-se em grupos de trabalhos, atuando em conjunto com profissionais de outras áreas para confecção e/ou uso de tecnologia visando aplicações práticas;
  • Capacidade de aplicar os conhecimentos científicos matemáticos em problemas do cotidiano da vida profissional;
  • Capacidade de elaboração e condução de projetos de aplicação de matemática em áreas diversas;
  • Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência do seu papel na superação dos preconceitos que se traduzem em angústia, inércia e rejeição que frequentemente estão presentes na vida profissional.

Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional

Concepção e Objetivos Gerais do curso

O Curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com sede no município de Nova Iguaçu, pretende formar um profissional capaz de analisar, criticar e ao mesmo tempo solucionar problemas existentes nas mais diversas áreas do conhecimento. O profissional poderá atuar em problemas das áreas sociais, humanas, exatas, médicas, biológicas, tecnológicas, tecnológicas e ambientais, dentre outras.

Neste Sentido, objetiva-se preparar um profissional competente, que saiba lidar com as diferentes culturas regionais e que integre ao processo de formação e construção de conhecimentos, tendo-se como meta seu preparo no trabalho em equipe, uma vez que as aplicações dependem de uma forte interação entre profissionais de várias áreas, que trabalham conjuntamente na solução de uma situação problema.

Perfil profissional e Competências

Em atendimento a legislação concernente, (PARECER CNE/CES N.° 1.302/2001)       A Matemática Aplicada e Computacional do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ se propões a formar um profissional com as seguintes características profissionais:

  • Capacidade de inserção em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar, modelar, avaliar e desenvolver ações nestes meios;
  • Conhecimento básico não-elementar da estrutura, funcionamento e programação de computadores que habilite a transformar o computador em uma poderosa ferramenta científica a serviço do homem;
  • Capacidade de desenvolver-se em grupos de trabalhos, atuando em conjunto com profissionais de outras áreas para confecção e/ou uso de tecnologia visando aplicações práticas;
  • Sólido conhecimento da ciência e linguagem matemática, com capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão, integrando os seus conhecimentos matemáticos à multiplicidade de códigos socioculturais de sua época em diferentes áreas;
  • Entendimento da relação entre o desenvolvimento das Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico, corroborando para o uso de diferentes tecnologias na solução de problemas  com responsabilidade e qualidade técnica, social e ambiental;
  • Capacidade de aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos, particulares e gerais, na problemática do cotidiano da vida profissional;
  • Capacidade de elaboração e condução de projetos de aplicação de matemática em áreas diversas;
  • Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência do seu papel na superação dos preconceitos que se traduzem em angústia, inércia e rejeição frequente estão presentes na vida profissional.

Para mais detalhes, acesse o Projeto Pedagógico do Curso disponível no link abaixo:

Postado em 20/09/2021 - 17:04 - Atualizado em 30/08/2022 - 12:55

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