Docente do ICBS publica artigo em revista internacional sobre fauna insular

O professor Hélio Ricardo da Silva, do Laboratório de Herpetologia (Departamento de Biologia Animal/Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde) da UFRRJ, teve o artigo “Frog size on continental islands of the coast of Rio de Janeiro and the generality of the Island Rule” publicado na revista científica PLOS ONE. O trabalho é assinado em conjunto pelo docente e pelos pesquisadores Raoni Rebouças (Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas–Biologia Animal, Universidade Federal do Espírito Santo e Laboratório de Herpetologia/UFRRJ ) e Mirco Solé (Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz).

O artigo tem como base um estudo sobre a “Island Rule” (Regra Insular”) no caso de anuros. Conforme postula a Island Rule, indivíduos em ilhas tendem ao nanismo quando indivíduos de populações continentais são grandes e gigantismo quando as populações continentais são indivíduos pequenos. Houve muita discussão sobre esta regra, mas apenas alguns estudos