Luciene de Fátima Rocinholi

Categoria: Colaboradora

E-mail: lurocinholi@gmail.com

Instituição: UFRRJ

Linha: Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade

 

Projetos de pesquisa:

Tem experiência na área de Psicobiologia e Neuropsicologia. Desenvolve pesquisa na área de saúde do adolescente em contextos escolares, com interesse pelos temas: Clínica Transdisciplinar, Literatura e Neurociências.

Projeto: Era uma vez…a literatura neurocientífica e ficcional e a clínica psicológica

Descrição: A Literatura é remédio e é resistência, já que ela nos leva a reflexão, restituindo saúde em um cotidiano contemporâneo de violência, e ler revela-se como um ato revolucionário, pela natureza libertadora e perturbadora da consciência, sendo uma importante alternativa diante da desumanização. Ao identificar que diferentes dispositivos quando colocados em um território promovem saúde, convocamos a literatura para este lugar. Desta forma, os objetivos gerais do presente estudo serão: Avaliar os efeitos da intervenção/interferência literária através de rodas de literatura com crianças, adolescentes e adultos; Acompanhar e analisar percepções e afetos tendo a obra literária como um dispositivo nestas rodas de conversas literárias ; Analisar a literatura ficcional e a literatura neurocientífica considerando aspectos da subjetividade e singularidade de seus personagens ficcionais ou personagens-pacientes. Além destes os objetivos específicos serão: Analisar os efeitos dos livros, contos, novelas, poesias e outras obras literárias em promover saúde e desenvolvimento em diferentes períodos da vida e em múltiplos contextos, Analisar os afetos relatados nos personagens dos romances da literatura ficcional e nos personagens-pacientes da literatura neurocientífica, produzindo uma releitura de suas histórias e vivências a partir de uma abordagem esquizoanalítica. Para isto serão desenvolvidos três estudos: Estudo I – Análise e Releitura de personagens da literatura ficcional e neurocientífica; Estudo II – Reinvenção da roda Literária. Neste serão realizados 4 ciclos de rodas literárias; Estudo III – Cartografia da Roda literária. Interessa-nos acompanhar as processualidades nas rodas literárias e identificar os benefícios na saúde mental de crianças, adolescentes e adultos.

 

Projeto: Plantão Psicológico: Acolhimento e Prevenção

Descrição: O Plantão Psicológico se constitui em uma prática de atendimento imediato dirigida a escuta clínica dos diversos sentidos do sofrimento psíquico em situação emergencial ou eventual. Nele se oferece escuta e acolhimento às pessoas em momentos de crises, ao considerar que uma escuta de qualidade pode facilitar o enfrentamento das dificuldades surgidas e evitar estados confusionais, estabelecidos por inúmeras situações. O plantão surgiu como uma prática da clínica contemporânea, que não visa substituir a psicoterapia, nem se trata de psicoterapia alternativa, breve ou triagem para outros serviços de encaminhamento. Embora receba o nome de plantão psicológico, não se destina ao atendimento de emergências psiquiátricas ou para pessoas em suicídio iminente, uma vez que algumas destas modalidades necessitam de equipes e atendimentos multidisciplinares de suporte. O serviço pode ser compreendido como uma atividade de promoção de Saúde, funcionando como um modo de prevenção primária. O atendimento na modalidade de plantão psicológico iniciou-se numa abordagem existencialista, entretanto pode ser realizado também na abordagem transdisciplinar. Desta maneira, os objetivos deste projeto estão divididos em pesquisa e extensão e pretendem: realizar e analisar a prática do plantão psicológico no atendimento e acolhimento as pessoas que frequentam a UFRRJ ou os espaços públicos da cidade de Seropédica, e estejam em situações emergenciais de sofrimento, e ainda possibilitar aos alunos do curso de Psicologia da UFRRJ a realização do plantão como prática psicológica nas abordagens Existencialista e Transdisciplinar. Poderá receber atendimento qualquer pessoa pertencente a Comunidade da UFRRJ (alunos, funcionários, professores e frequentadores esporádicos) e ou a população de Seropédica que procurar o serviço com demandas urgentes. O atendimento no plantão, seja individual ou para grupos, será realizado nos espaços sociais da Universidade (nas varandas dos institutos ou debaixo de árvores) e em praças públicas da cidade, utilizando cadeiras ou bancos. Os plantonistas serão alunos do curso de Psicologia da UFRRJ, a partir do terceiro período, cursando os Estágios Básicos ou Supervisionados da grade curricular obrigatória. Ao final do atendimento, fichas dos clientes serão preenchidas com os dados de idade, instituto e curso, para quantificação dos atendimentos e será solicitada a assinatura do Termo de consentimento livre e esclarecido. Será confeccionado um diário de bordo com o relato do atendimento para discussão, reflexão e análise das demandas dos indivíduos no enfrentamento da vida. Esperamos que a oferta do plantão psicológico alcance a proposta de promoção de saúde mental e viabilize a qualificação de alunos de graduação vinculados ao Curso de Psicologia da UFRRJ.

 

Projeto: Estar no Mundo: O Adolescente em foco 

Núcleo de atendimento dos adolescentes, alunos do Colégio técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CTUR, através de grupos psicoeducativos e psicoterápicos sob a perspectivas: Fenomenológica Existencial Humanista e da Clínica Transdisciplinar.