Ana Cláudia de Azevedo Peixoto

Categoria: Permanente

E-mail: claudiaapeixoto@gmail.com 

Instituição: UFRRJ

Linha: Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade

Redes Sociais: https://www.facebook.com/levicaufrrj e https://www.instagram.com/levicaufrrj/

Projetos de pesquisa:

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, metacognição, saúde, atendimento e pesquisa clínica em terapia cognitivo-comportamental, formação em psicologia, prevenção e intervenção na área de violência infanto-juvenil.

Projeto: Os desafios da população em situação de rua frente às políticas de saúde pública

Essa pesquisa tem por objetivo analisar a população em situação de rua internada em determinada instituição de saúde pública, bem como seus desafios antes e durante o processo de internação. Trata-se de uma pesquisa exploratória a fim de investigar aspectos como: preconceito, negligência, segregação, discriminação e os impactos da internação na vida de uma pessoa em situação de rua, especificamente no processo após a alta médica, onde há a necessidade de cuidados paliativos.

Projeto: Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes 

Desenvolver ações relacionadas ao Programa de PROTEÇÃO SOCIAL para crianças e adolescentes vítimas de violência, maus tratos, abuso e exploração sexual na Baixada Fluminense, especificamente no Município de Mesquita e Nova Iguaçu. O Programa responde ao eixo estratégico de atendimento dos casos de média e alta complexidade previstos no Plano Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual do Estado do Rio de Janeiro e no Sistema Único de Assistência Social. Dentre os objetivos específicos, estão: – Estudar sobre políticas públicas na infância e adolescência; Organizar campanhas e ações preventivas contra todos os tipos de violência que afetam crianças e adolescentes na Baixada Fluminense, para adultos e crianças. – Desenvolver as campanhas de prevenção contra violência em escolas, comunidades, igrejas, centros, postos de saúde e áreas públicas diversas. – Propiciar atendimento psicológico individual e / ou em grupo para crianças e adolescentes vítimas de violência, na abordagem da Terapia cognitivo-comportamental. – Orientar e acompanhar familiares dos usuários do projeto. – Encaminhar para o conselho tutelar da região os casos que sejam necessários maior investigação ou encaminhamento ao Ministério Público. – Elaborar laudos, relatórios e parecer, quando necessário. – Oferecer atendimento psicopedagógico e social para os usuários do programa. – Oferecer atendimento jurídico aos usuários do programa. – Capacitar os profissionais que atuam no programa, através da formação continuada.

Projeto: O atendimento psicológico nas clínicas-escola e em diferentes contextos: continuidade de pesquisas interligadas de produção delas derivadas

A presente proposta vai ao encontro da perspectiva de validação multicultural dos instrumentos ASEBA, investigando a validade dos instrumentos ASEBA para adultos na população brasileira para contribuir com a elaboração do estudo de validação multicultal desses instrumentos, que está em desenvolvimento no momento em diversos países. O objetivo principal é validar as versões brasileiras do Adult Self Report (ASR) e do Adult Behavior Checklist (ABCL). Visando a obter dados com adultos de diversas regiões do Brasil, foi solicitado a pesquisadores da área de psicologia que colaborassem com a coleta de dados pesquisa, aplicando 100 ASRs em adultos da população geral das cidades onde moram e o 100 ABCLs em adultos que conheçam bem aqueles que responderam ao ASR, totalizando 700 participantes de 18 a 59 e/ou 1400 questionários, sendo metade de cada tipo, estratificados de acordo com faixa etária e nível socioeconômico. Alem disso, tem-se especialmente como objetivos, os seguintes:1) promover encontros de pesquisa dos membros do GT da ANPEPP O atendimento psicológico nas clínicas-escola e em diferentes contextos envolvidos diretamente com a coleta dessa pesquisa em andamento,2) estimular a produção de artigos e do livro a ser elaborado pelos componentes do GT, coordenado pela proponente. Os pesquisadores envolvidos com esses últimos objetivo ou se encontram envolvidos com: a coleta da pesquisa em andamento, a produção de artigos derivados de uma pesquisa ja finalizada (Serviços-escola de Psicologia no Brasil) e/ ou com a produção de textos para um livro intitulado : Discutindo a supervisão na formação do psicólogo, cujo sumário dos capítulos já foi programado.

Projetos: Diagnóstico e intervenção clínico-institucional comunitário e individual

As repercussões do grupo abrangem quatro áreas, a saber: produção bibliográfica científica; construção de conhecimentos científicos (dissertações e teses; produção tecnólogica e intercâmbio científico. É notável a divulgação do conhecimento produzido pelo grupo, através de artigos em revistas científicas (mais de 400 nacionais e estrangeiros) e capítulos de livros (quase 300). Vários livros ( mais de 40 desconsiderando-se as republicações) foram produzidos, sendo um deles produção grupal, o que merece destaque: Atendimento psicológico em clínicas-escola(2006).Neste livro estão incluídos os resultados de pesquisa levada a efeito em conjunto pelo grupo e que envolveu sete clínicas-escola de Psicologia do Brasil. A coordenadora, durante todo tempo de coordenação do grupo, organizou dois livros de grande impacto, possivelmente por serem os únicos na área sobre distúrbios psicológicos infantis, tanto que em 2008, foi para 5a edição. No ano de 2010 pretende-se publicar mais um livro, resultado de sua pesquisa nacional intitulada: Serviços-escola de psicologia, a qual é respondida on-line: www.servicoescolapesquisa.com.br. Destacam-se ainda os trabalhos de dissertações e teses orientadas pelo grupo. Quanto a produção tecnológica merece atenção o uso do aparelho de alarme de urina nacional (controle da enurese)pela população de baixa renda. Ressalta-se, por fim, a intensa participação acadêmica dos integrantes do grupo em congressos internacionais e nacionais, o que levou aos convênios de pesquisa internacionais: com a Universidade de Vermont (USA) e com a Universidade Técnica de Lisboa(Portugal).Fruto desses, o grupo deverá participar de dois congressos em 2009:1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa em Portugal e outro intitulado International ASEBA Conference on Empirically Based Mental Health Knowledge, em, Vermont- USA 2009.