Emmy Uehara Pires

Categoria: Permanente

E-mail: emmy.uehara@gmail.com

Instituição: UFRRJ

Linha: Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade

Redes Sociais: http://r1.ufrrj.br/narn e https://www.instagram.com/stem2c/

 Carta de Apresentação

Projetos de pesquisa:

Atua principalmente nos seguintes temas: Neuropsicologia clínica e do desenvolvimento infanto-juvenil, Inovação tecnológica na Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e Medidas psicométricas, O uso de jogos na psicologia e na educação, Novas mídias na saúde e na educação.

Projeto: Neuropsicologia das funções executivas: Da avaliação à Intervenção

As funções executivas (FE) têm sido definidas como um conjunto integrado de habilidades voltadas para regulação do pensamento e do comportamento dirigidos a um objetivo, que irão permitir o planejamento, monitoramento e controle de diferentes tipos de processos cognitivos, sócio-emocionais, motivacionais e comportamentais. As FE incluem vários componentes, dentre eles: iniciação de tarefas, organização e planejamento, inibição, memória operacional, flexibilidade cognitiva e alternância, ação intencional, teoria da mente, criatividade, automonitoramento. Estas funções são requisitadas em situações em que um nível consciência e controle cognitivo são necessários, tais como em novas situações com as quais nos deparamos. Portanto, são essenciais para garantir o bom desempenho na escola, no trabalho e na vida cotidiana, desempenhando um papel biologicamente adaptativo. Déficits executivos podem estar relacionados com transtornos e quadros psiquiátricos, bem como estresse, baixo controle inibitório e rendimento escolar no desenvolvimento típico. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo investigar as relações entre as FE e demais constructos, bem como desenvolver estratégias de intervenção em diversos contextos no estado do Rio de Janeiro. Assim, através de práticas baseadas em evidência, a proposta poderá fornecer maior compreensão sobre o constructo, novas iniciativas de ação e desenvolvimento de programas e ferramentas para auxiliar a comunidade.

Projeto: Crenças de autoeficácia em meninas e mulheres na escolha profissional para as áreas STEM

A autoeficácia é definida como a crença que as pessoas têm na própria capacidade de organizar e executar cursos de ações requeridas para produzir determinadas realizações. O termo não diz respeito ao número de habilidades que temos para executar determinados comportamento, mas sim, como julgamos que somos capazes a realiza-los. Indivíduos com boa crença de autoeficácia tendem a obter menos ansiedade, depressão e sentimento de desamparo, bem como maior autoestima e pensamentos otimistas em relação às realizações e desenvolvimento pessoal, fazendo com que haja um aumento na motivação para agir. A questão da disparidade de gênero e racial é um assunto reforçado em todas as instituições da vida de um estudante. Desta forma, ao trabalharmos a autoeficácia e autoconfiança em meninas, talvez possamos incentivá-las a realizar escolhas futuras com maior confiança e com menos viés, inclusive as profissionais. O presente estudo tem como objetivo investigar as crenças de autoeficácia em estudantes do sexo feminino de escolas do município de Seropédica e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Para alcança-lo de maneira mais efetiva, serão realizadas duas frentes: uma com foco escolar e outra com o foco universitário. Em ambos, será realizado levantamento de dados e posteriormente, serão desenvolvidas ações afirmativas, que poderão promover as crenças de autoeficácia em meninas e estudantes universitárias. Por fim, espera-se que esta iniciativa possa ajuda-las e influencia-las positivamente em seus próximos relacionamentos, posicionamentos e posturas perante a Sociedade.

Projeto: Amor+: O amor e os relacionamentos homoafetivos

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar e discutir o amor e os relacionamentos amorosos de homens cisgêneros homossexuais, partindo da hipótese que a vivência psicossocial da homossexualidade em uma sociedade heteronormatizada e calcada na masculinidade hegemônica modula os relacionamentos homoafetivos. A fundamentação teórica foi estruturada em 3 seções. Inicialmente, discutir-se-á sobre o percurso histórico do amor e dos relacionamentos amorosos, assim como sobre os estudos científicos do tema. Em seguida, o foco recai sobre a história da homossexualidade, a homossexualidade no Brasil e os reflexos da vivência psicossocial da homossexualidade na atualidade. Por fim, retomam-se os temas esmiuçados na seção 1 e 2 e reflete-se sobre o amor e os relacionamentos homoafetivos. Para atingir os objetivos empiricamente, a pesquisa seguirá metodologia quanti-quali, fazendo uso de duas escalas psicológicas e uma entrevista semi-estruturada, na qual será investigada uma série de fatores intrínsecos à vivência psicossocial da homossexualidade, possivelmente influentes nos relacionamentos amorosos. A análise dos dados quantitativos será realizada a partir do software IBM SPSS Statistics Data Editor e a análise dos dados qualitativos se dará sob os preceitos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin.

Projeto: Promoção do gerenciamento de tempo em universitários: Contribuições para a vida acadêmica

O gerenciamento de tempo (GT) se refere a capacidade de estabelecer metas, cumprir prazos, realizar as tarefas de maneira planejada e organizada. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um programa de intervenção em GT em universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Projeto: Avaliação neuropsicológica de crianças pré-escolares com suspeita de Transtorno do Espectro Autista

Estudos tem demonstrado que o Transtorno do Espectro Autista causa prejuízos no desenvolvimento da comunicação e da linguagem de crianças pequenas, o que dificulta o processo de socialização destes indivíduos, bem como no desenvolvimento das funções pré-escolares. Deste modo, o presente estudo pretende investigar, em caráter longitudinal, as características do desenvolvimento da cognição e linguagem de crianças de 36 a 42 meses diagnosticadas com o transtorno referido. As avaliações serão realizadas através de entrevistas com os responsáveis e das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil ? Terceira Edição com os subtestes cognição, linguagem e dos questionários socioemocional e de comportamento adaptativo. Os achados poderão contribuir em melhorias que são, constantemente necessárias para avaliação desta população.

Projeto: Inovações Tecnológicas na Prática Neuropsicológica 

Nas últimas décadas, observa-se um crescente uso de inovações tecnológicas na avaliação e reabilitação neuropsicológica em pesquisas e na prática clínica. A literatura evidencia que a avaliação neuropsicológica destaca o uso de versões computadorizadas de instrumentos, que tradicionalmente utilizavam o lápis e papel; simulações cognitivas; inteligência artificial; e tarefas de resolução de problemas. Contudo, a que se mostra mais consolidada é o uso de baterias de testes computadorizados. Além disso, uma parte considerável de estudos é realizado com adultos e idosos, sendo as validações para crianças mais escassas. Na reabilitação, o uso de inovações tecnológicas se mostra mais diversificado, tais como a utilização de dispositivos eletrônicos e celulares, computadores e tablets, videogames, realidade virtual, robôs, neurofeedback, estimulação transcraniana por corrente contínua e direta, entre outros. Durante o processo de reabilitação neuropsicológica, as novas tecnologias têm facilitado o desenvolvimento de estratégias compensatórias e simulações de situações do cotidiano. O objetivo do presente projeto é investigar sobre as novas possibilidades das interfaces tecnológicas na neuropsicologia.com intuito de desenvolver novos instrumentos e aplicativos para mídias portáteis.